Piscina é um dos grandes diferenciais na hora de comprar um imóvel. Se a residência tem essa área de lazer, já chama a atenção das pessoas. Afinal, nos dias de calor dá para curtir o sol e se refrescar sem precisar sair de casa. Mas quem decidir morar em um imóvel com piscina, os cuidados do dia a dia não podem ser esquecidos. Ninguém quer dar um mergulho na água suja, não é mesmo?

Os cuidados diferem entre os imóveis. Nos apartamentos, o condomínio costuma ter uma pessoa responsável pela piscina, porém existem regras que fazem restrição do uso. Já quem mora em casas muitas vezes realiza as manutenção por conta própria. Como a água da piscina recebe diversos produtos, os responsáveis pelos cuidados tem que entender como devem usá-los. Uma aplicação errada pode fazer muito mal para os banhistas, afetando principalmente a pele.

Piscina: cuidados na casa

Quem vai comprar uma casa tem que ficar atento ao estado da piscina. Comprador e vendedor precisam conversar sobre diversos detalhes do ambiente de lazer para que depois da negociação não apareçam problemas. Mas o que observar? Veja no que você deve prestar atenção:

  • Qual o tipo da piscina. As mais comuns no mercado são vinil, fibra de vidro e alvenaria. Cada piscina necessita de cuidados diferenciados;
  • Proteção dos mecanismos de aspiração de água. Eles são os buracos que ficam no fundo e precisam ter grelhas de proteção. Sem o devido cuidado, a aspiração da água pode causar acidentes graves;
  • Saber como estão os cuidados na aplicação dos produtos que mantém a higiene da piscina. O uso incorreto causa diversos problemas. Quando não aplicados ajudam na proliferação de fungos e doenças. Quando usados em exagero podem até envenenar uma pessoa;
  • Verificar se a bomba e o filtro da piscina estão funcionando corretamente. Sem esse sistema, ela ficará praticamente inutilizável, com a água sujando rapidamente.

Em relação aos tipos de piscina, as de vidro mancham facilmente com o aplicação exagerada de cloro. Os tipos de vinil podem ser perfurados facilmente com objetos pontiagudos. Já as de alvenaria podem ser enfeitadas com azulejos, pastilhas ou pedras, mas o acúmulo de sujeira é maior. A decoração da piscina precisa estar inteira para que ninguém se machuque. Um pedaço de azulejo faltando pode causar ferimentos graves.

Cuidados com piscina em apartamentos

Os moradores de prédios devem ter acesso fácil a todas as informações relacionadas à piscina, como dias de limpeza e manutenção. Todos também devem ser avisados previamente sobre eventuais interdições. As regras relacionadas ao uso da piscina em condomínios são decididas nas assembleias gerais, que são os momentos para discutir assuntos voltados para a convivência em harmonia dos moradores.

As decisões tomadas na convenção devem ser acatadas por todos. Os moradores podem definir, por exemplo, o horário de acesso à piscina e se convidados terão o direito de usá-la. É importante lembrar que o síndico não tem o poder de suspender o que foi combinado durante uma assembleia de moradores. As regras valerão até que uma novo encontro seja realizado com objetivo de discutir o mesmo assunto novamente e todos devem saber previamente qual a pauta do encontro.  

Cada condomínio tem suas próprias regras para o uso da piscina, que são tanto direitos como deveres, mas existem normas que são mais comuns. Conheça algumas delas:

  • Nada de entrar de madrugada na piscina e ficar até de manhã. Ela tem horário de funcionamento e ele deve estar em lugar visível para todos os moradores;
  • Convidados precisam confirmar se podem usar a piscina. Se não tiverem autorização, os moradores podem levar advertência e até mesmo multa;
  • O condomínio precisa identificar a profundidade da piscina;
  • Por questões de segurança, alguns condomínios exigem que responsáveis acompanhem crianças, geralmente menores de 5 ou 6 anos;
  • Realizar periodicamente exame médico. Apenas com a autorização de um profissional de saúde, o morador pode entrar na piscina;
  • Respeitar os horários e dias de manutenção da piscina.

Os interessados em alugar um apartamento em um condomínio com piscina precisam tirar todas as dúvidas com o locador ou até mesmo com os síndicos, para que não seja surpreendido com normas que não esperava.

Você vai comprar uma casa ou apartamento com piscina? Quais são suas maiores dúvidas em relação aos cuidados? Quais as regras do condomínio para o uso da piscina? Responda nos comentários!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.