Em algum momento da vida, muitos casais se preparam para a importante decisão de adquirir um imóvel. Por ser um período de longa reflexão, é comum surgirem dúvidas sobre o modelo ideal de empreendimentos, principalmente para aqueles que ainda pretendem constituir uma família. O fato é que, mesmo com tantas opções disponíveis no mercado, a busca por uma moradia que garanta conforto e segurança pode levar um tempo considerável. Para ajudá-lo durante a escolha, falaremos hoje dos sítios em condomínio fechado e suas principais vantagens. Acompanhe!

Características dos sítios de condomínio fechado

Assim como as residências de condomínio em zona urbana, os sítios presentes nesse tipo de empreendimento se caracterizam pela distribuição de lotes em uma área fechada. Nos limites desse condomínio, é comum existirem barreiras físicas como muros e cercas para garantir a proteção e privacidade dos proprietários.

Em qualquer região, a criação de sítios ou chácaras em condomínio fechado deve ser regulamentada pela prefeitura do município onde os empreendimentos serão construídos. Por isso, é necessário que a empresa incorporadora apresente um projeto completo para a aprovação, divulgação e início das obras.

Hoje, os interessados nesse tipo de investimento podem comprar um terreno para construir dentro do condomínio ou até mesmo um lote que já tenha imóvel. Independentemente da escolha, é uma opção que tem sido cada vez mais procurada por famílias que desejam uma moradia com tranquilidade no futuro.

6 vantagens de morar em sítio de condomínio fechado

Em loteamentos fechados, o bem adquirido pelo proprietário se limita ao lote ou imóvel construído sobre ele. Assim, as vias desse tipo de empreendimento continuam sendo de domínio público, mesmo que limitadas por muro. Já os empreendimentos de condomínios fechados garantem ao proprietário tanto o domínio da área privativa quanto da área pública (vias e espaços externos cercados).

Explicadas as diferenças, você já pode perceber que um sítio localizado em condomínio fechado pode trazer mais vantagens do que imaginava, certo? Listamos as principais delas para que você faça uma boa escolha:

1. Comodidade e sossego

Um imóvel em condomínio fechado na cidade pode estar tanto próximo de grandes centros quanto em bairros mais afastados. Nessa escolha, os futuros proprietários precisam selecionar muito bem o empreendimento se quiserem garantir uma moradia livre de ruídos constantes e da movimentação de veículos.

Na modalidade de chácara, essa preocupação com o sossego não é necessária, visto que sua localização afastada do perímetro urbano já garante um clima mais calmo e pacífico. Como consequência, os moradores de um sítio em condomínio dispõem de comodidade para fazerem o que quiserem, sem qualquer interferência externa.

2. Segurança reforçada

Os empreendimentos localizados em lotes de condomínio fechado são considerados uma das opções mais seguras para se viver. E o motivo para tal vai muito além da presença de muros e limite de acesso às residências. Hoje, tanto as unidades urbanas quanto sítios se beneficiam dos investimentos em sistemas inteligentes de segurança.

Para ter uma ideia, boa parte dos condomínios fechados são equipados com câmeras de monitoramento 24 horas, circuito de cercas e vedação elétrica. Além disso, toda a administração da segurança é mantida por empresas especializadas nesse tipo de serviço, que contam com um time de profissionais capacitados a vigiar, registrar acessos e realizar rondas noturnas.

3. Maior privacidade

Considerando o reforço da segurança, o morador de sítio em condomínio fechado também acaba dispondo de maior privacidade. Em um bairro comum, o acesso de pessoas estranhas a uma casa se torna facilitado pela falta de controle e vigilância constante. Nesses casos, mesmo as residências cercadas estão sujeitas ao contato direto com possíveis vendedores e ambulantes.

Em um condomínio fechado, é preciso que qualquer pessoa de fora se identifique antes de ter acesso à área privativa. Ainda melhor: a responsabilidade de receber o público externo não é de cada proprietário, mas sim, do funcionário da vigilância que fica na guarita.

4. Infraestrutura completa

Quem compra um sítio com imóvel em condomínio fechado pode se beneficiar com a qualidade da construção. O motivo é que, quando executam as obras, as construtoras tendem a seguir padrões baseados nas normas e legislação local. O resultado aparece na forma de residências mais confortáveis e seguras para o usuário.

Ainda assim, quem opta somente pela aquisição de um terreno para construir não perde benefícios. Isso porque os condomínios fechados já são executados com infraestrutura completa para atender os moradores. Além das estruturas básicas de energia, água e esgoto, é possível também encontrar serviços como internet e telefone já instalados.

5. Lazer em comunidade

Os diferenciais presentes em um condomínio variam de um empreendimento para outro. Por menores que sejam, a simples configuração do espaço como uma grande área privativa é suficiente para que as famílias se relacionem de forma saudável. Com o perímetro fechado, o espaço livre para a prática de brincadeiras e integração da comunidade é garantido.

Mais do que as áreas externas seguras, os sítios de condomínio fechado também costumam ter espaços específicos para o lazer: quadras, piscina, academia, playground infantil, entre outros. Para garantir a satisfação, cabe à família escolher o empreendimento que contenha os atrativos desejados para uma vida de qualidade.

6. Valorização futura

Muitas vezes situados em localização privilegiada, os sítios de condomínios fechados costumam ter um valor mais alto que outros imóveis semelhante no mercado. Mesmo assim, os proprietários desse tipo de empreendimento têm a vantagem da alta valorização do bem como patrimônio ou em uma possível venda.

Para entender melhor, pense que os condomínios fechados já são zonas projetadas para receberem um tipo específico de construção, que, nesse caso, são residências. Por esse motivo, é praticamente impossível que essas propriedades venham a ter uma vizinhança comercial ou industrial no futuro. Sendo assim, a garantia de ter um sítio com entorno predominantemente residencial se torna um ponto positivo no mercado.

Agora que você conheceu um pouco mais das características de um condomínio fechado, já dispõe de bons dados para avaliar se esse é o modelo de empreendimento ideal para construir um lar. Quer mais informações sobre o assunto? Então acesse o site do  GI para conhecer as opções de imóveis.


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.