Nós passamos muitas horas do dia na cozinha, cozinhando ou comendo. Por isso, não é de se estranhar que o desgaste desse lugar seja bem maior do que qualquer outro cômodo da casa, principalmente pela exposição ao fogo, água, vapor, gordura etc.

Os móveis da cozinha são bastante vulneráveis à passagem do tempo devido ao seu uso contínuo Portanto, se quisermos aumentar a vida útil desse espaço, devemos levar em consideração os seguintes aspectos para realizar a manutenção adequada:

1- Sempre que possível, bancadas e móveis de apoio devem estar fixas na parede, para que possam ser limpas facilmente. Evite móveis com pequenos vãos ou frestas que possam acumular gordura, umidade, poeira ou qualquer outro tipo de sujeira.

2- Os móveis da cozinha devem ser revestidos de um tipo de material que os proteja dos danos causados pelo fogo, agua, vapor, gordura etc.. Líquidos como café, vinho ou mostarda, que podem manchar , quando derramados sobre os móveis ou pisos, devem ser limpos imediatamente com água e sabão.

3- Evite bater as portas da cozinha. Sugerimos que você use prendedores para a porta, atualmente existem muitos tipos: magnéticos, de madeira, pesos de areia etc. Portas com mais dobradiças duram mais tempo, devido à distribuição do peso entre elas.  Existem portas de vários modelos que, inclusive, nos permitem girá-las até 180º, tornando assim os nossos afazeres diários muito mais agradáveis.

4- As gavetas também podem sofrer as consequências do uso contínuo. Fechá-las fortemente contribui para que elas estraguem mais rapidamente, podendo causar ruptura dos trilhos e dificultar seu encaixe.  Alguns móveis contêm sistemas de fechamento automático, que amenizam ou impedem essa situação.

5- Evite que o vapor do cozimento se condense sobre os móveis. Para isso é necessário instalar uma coifa ou e liga-lo sempre que for cozinhar. Não devemos usar a torradeira ou a cafeteira embaixo de armários, já que as temperaturas altas podem danificá-los.

6- A limpeza na cozinha é essencial para sua manutenção. Os azulejos que ficam perto do fogão podem ser limpos diariamente com um pano umedecido e um pouco de detergente de lavar louças, para evitar o acúmulo de gordura Recomendamos que semanalmente seja realiza uma limpeza mais profunda com uma esponja de limpeza, água e sabão.

7- Para realizar a limpeza geral do ambiente, use produtos específicos para cada tipo de superfície (eletrodomésticos, pia, fogão, móveis, azulejos e piso),  pois a cerâmica,  o mármore  e o aço inoxidável exigem cuidados diferentes de manutenção, por exemplo. Os removedores de manchas universais não são recomendados, por serem muito abrasivos.

Seguindo essas dicas, sua cozinha vai ficar linda muito mais tempo.


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.