Entre a opção de alugar ou financiar um imóvel para moradia, existem diversos fatores a serem considerados. Se a dúvida é grande, algumas informações relacionadas ao valor do negócio, condições de pagamento e características do bem podem ser ponto de partida para uma decisão que se encaixe nos desejos e necessidades momentâneas.

Para ajudá-lo no processo, listamos hoje as principais vantagens e desvantagens de cada modalidade, bem como o momento oportuno de investir em cada uma delas. Acompanhe e faça sua escolha entre o aluguel ou financiamento imobiliário.

Quando devo alugar um imóvel?

Para muitos considerado um desperdício de dinheiro, o aluguel de imóveis pode ser opção vantajosa para solteiros, casais e famílias que ainda estão indecisos sobre o futuro. Para esses grupos, a instabilidade no emprego ou o desejo de conhecer outros lugares são motivos plausíveis para alugar a moradia e prevenir arrependimentos.

Quais são as vantagens do aluguel?

Contratos curtos

Uma das principais vantagens proporcionada pela moradia alugada é a flexibilidade no prazo de locação: os contratos são mais curtos e garantem liberdade para mudar de região ou cidade sempre que necessário. É uma ótima condição para pessoas ou casais que não querem criar raízes para experimentar novas aventuras.

Economia

Mesmo que o dinheiro do aluguel não esteja revertido em um bem material, o custo vale a pena pelo aproveitamento de cada momento vivido em um novo imóvel. Além disso, quem pretende comprar a casa própria com uma boa entrada pode usar o aluguel como incentivo para se planejar e economizar um montante de reserva.

Segurança

A pessoa que paga aluguel está sujeita a sofrer menos com os riscos relacionados à possível perda de emprego ou diminuição da renda. Já que, nesses casos, existe a possibilidade de trocar a moradia atual por um empreendimento mais barato até que a situação financeira se normalize.

Quais são as desvantagens do aluguel?

Morar de aluguel é uma opção ruim para quem não abre mão de ter um espaço decorado a próprio gosto. Isso porque muitos proprietários de imóveis não permitem que sejam feitas modificações na planta e composição. Além dessa falta de liberdade, o inquilino pode não ter a garantia da moradia durante o tempo em que planejou caso o dono solicite a saída para uma possível venda ou ocupação futura.

Quando devo financiar um imóvel?

Mesmo envolvendo um alto investimento, a compra de imóvel é a opção mais indicada para pessoas que valorizam um lugar para chamar de seu. Essa escolha predomina entre casais que querem constituir família ou que já alcançaram estabilidade no emprego. Somada a isso, a variedade de condições proporcionada pelo financiamento imobiliário permite que qualquer família conquiste a casa própria.

Quais são as vantagens do financiamento?

Planejamento financeiro

Quem compra imóvel para morar garante economia a longo prazo. Isso porque, ao entrar em um financiamento, você se compromete com o pagamento das parcelas a cada mês. Nessas condições, a pressão para criar e manter um planejamento financeiro eficiente é muito maior. Consequentemente, o hábito de poupar recursos acaba refletindo positivamente na vida de toda a família.

Diminuição das despesas

Quem aluga um imóvel precisa se organizar para pagar uma infinidade de contas, incluindo o valor mensal de moradia e possíveis taxas de condomínio. Muitas vezes, o valor gasto nessas despesas é maior do que aquele usado na manutenção de um imóvel quitado. Ou seja, para quem compra uma casa ou apartamento, a despesa com moradia é finita e os custos mensais tendem a diminuir.

Variedade de opções

O financiamento ainda tem o benefício da flexibilidade de uso do valor do empréstimo. Nessa negociação, o comprador pode optar pela aquisição de um imóvel construído, de um imóvel na planta ou até mesmo usar o crédito para construir a casa do jeito que deseja. Independentemente da escolha, o fato é que todas estas opções geram uma nova vantagem: a personalização.

Personalização de ambientes

A personalização é algo que, dificilmente, existe em imóveis alugados. Para as famílias que desejam um lar decorado e adequado às próprias necessidades, comprar uma residência é a solução ideal. Sendo proprietário do bem, você tem toda a liberdade para investir em projeto de interiores e paisagístico, bem como em futuras reformas e melhorias que agradem toda a família.

Maior qualidade de vida

A qualidade exigida em uma moradia varia conforme o gosto e necessidade de cada pessoa. No entanto, é fato que ter um lar para chamar de seu agrega maior conforto no dia a dia da família. Livre de cobranças e regras impostas pelo proprietário de um imóvel alugado, você sente liberdade para fazer o que bem entender: receber amigos e familiares para uma festa, reformar espaços, modificar a área externa, entre outras possibilidades.

Valorização do patrimônio

Mais do que a satisfação de ter um lar para viver, financiar uma casa ou apartamento é também uma forma de garantir um patrimônio para o futuro. Na necessidade de uma venda futura, a valorização desse tipo de empreendimento é quase certa, o que garante montante suficiente para que você faça novos investimentos. Para destacar o patrimônio, alguns fatores como posição e localização são valiosos e podem ser pensados antes da compra.

Quais são as desvantagens do financiamento?

Feito com crédito emprestado do banco, o financiamento imobiliário tem a desvantagem da adição de juros e valores excedentes nas parcelas de compra. Por esse motivo, quem tem dinheiro para quitar o preço de um imóvel deve sempre optar pela negociação de uma compra à vista.

Com exceção dessa possibilidade, o financiamento se torna uma má opção quando o comprador não tem organização para pagar suas parcelas no prazo estabelecido. Se você precisa de um empréstimo, reflita sobre a decisão e simule valores para se comprometer com o pagamento do imóvel. Considere que planejar o orçamento e manter a economia durante o financiamento será essencial para uma compra de sucesso.

Agora que conhece os pontos positivos e negativos de cada tipo de moradia, você já pode tomar sua decisão com mais confiança e tranquilidade. O que é melhor para você? Deixe nos comentários!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.