Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Falar em espécies frutíferas é, para muitos, sinônimo de não ter esses tipos de plantas em apartamento. Mas já pensou poder colher frutas frescas na sua própria casa? Hoje, além das hortas e jardins verticais, cada vez mais adotados em espaços compactos, os frutos e frutas também podem ter lugar garantido em um apê.

Sim, eles geralmente nascem em árvores e, estas, em nada combinam com apartamentos! Porém, paisagistas afirmam que, com as técnicas certas, é totalmente possível ter em uma residência pequena espécies que produzem frutas. E o melhor: plantadas em vasos de porte médio ou pequeno localizados em sacadas ou varandas.

Além de permitirem conviver mais de perto com a natureza, árvores desse tipo formam um cenário todo especial quando compostas com plantas ornamentais ou flores de diferentes estilos. A boa notícia também está no próprio plantio das frutíferas, já que com uma muda de apenas 1,5 m os frutos começam a surgir no mesmo ano.

Plantas em apartamento que podem ser frutíferas

Avaliar a região onde você mora é um dos primeiros passos a seguir antes de partir para a escolha das plantas e frutas ideais ao seu apartamento. Isso porque há espécies que exigem luminosidade em diferentes graus, têm comportamentos que variam de clima para clima e dependem de baixa incidência de ventos para se manterem saudáveis.

Para descobrir se as plantas frutíferas que você deseja ter são realmente as mais aconselhadas, é importante verificar no local em que as mudas foram adquiridas, com profissionais qualificados, se elas serão capazes de se adaptar à varanda do seu apartamento. Uma vez compradas, basta cultivá-las da forma certa para ter bons frutos todos os anos.

  • Pitangueira: Uma das favoritas quando o assunto é plantas para apartamento, a pitangueira é a mais indicada para cultivo em vaso. É fértil durante o verão e, por isso, o inverno é a estação mais recomendada para seu plantio, uma vez que a espécie gosta de sol e é sensível a baixas temperaturas. Sua terra deve ser bem úmida e as regas diárias.
  • Jabuticabeira: Para quem pensa em ter esse tipo frutífera no apê, é bom saber que a sacada não pode ser das mais baixas – a espécie chega a atingir até dois metros de altura. Mesmo assim, a planta é ótima para apartamentos – especialmente os de pé-direito duplo, como os lofts. Também deve ser regada diariamente e não exige irradiação solar direta. As jabuticabas amadurecem do inverno até o verão.
  • Aceroleira: Uma mini árvore de acerolas não gosta de muita água, podendo ser regada apenas duas vezes por semana. Resiste bem a climas secos e se desenvolve e produz rapidamente. Outra dica importante na hora de cultivar uma aceroleira em casa é escolher o cantinho mais ensolarado da varanda.
  • Amoreira: Essa é uma frutífera igualmente ideal a sacadas, sobretudo por não necessitar de sol direto. As atenções devem ser voltadas apenas aos seus galhos, que podem chegar a quatro metros e exigem poda. Suas regas também são reduzidas, sendo realizadas apenas quando a terra estiver seca.
  • Limão siciliano: Para ter um limoeiro em vaso é preciso escolher um local do imóvel com boa circulação de ar e iluminação. Para que seu crescimento ocorra, basta regá-lo três vezes semanais. No entanto, a quantidade de água deve ser dosada, pois limoeiros não aceitam solos encharcados. Os frutos podem ser colhidos até duas vezes por ano.
  • Romãzeira: O período mais favorável para essa frutífera é o fim do ano, o que prova sua alta resistência a todas as estações, tolerando, inclusive, invernos rigorosos. Para ela, a incidência de luz solar também deve ser alta e as regas semanais, por pelo menos duas vezes. Se a época do ano for muito seca, regue-a diariamente.

Sugestões valiosas para o cultivo de frutas em apartamento

Em geral, espécies frutíferas criadas em espaços como varandas ou sacadas preferem adubação com fertilizantes de liberação lenta. Ou seja, aqueles com ação de até três meses, como é o caso dos adubos ricos em fósforo, nitrogênio e potássio. Adubação orgânica também é super-recomendada, desde que as substâncias sejam bem secas e trituradas.

Quanto à acomodação, os vasos mais indicados a plantas para apartamento do tipo frutífera são os com boca e altura que tenham de 60 a 70 cm e drenagem eficiente. Ainda é essencial dosar a água das regas para que permaneça no recipiente e não escorra pelo prato, desperdiçando os nutrientes do solo.

Já as podas devem ser feitas com uma tesoura afiada de forma a eliminar as folhas secas e adequar os galhos da planta ao espaço, cortando-os sempre na diagonal. Isso evita a proliferação de fungos. Além de podá-las, proteja suas mini árvores contra ventos fortes usando treliças, o que não só evitará danos como servirá de decoração ao local.

E então, preparado para colher frutas do pé em casa? Compartilhe com a gente as suas experiências e conte quais são as suas plantas em apartamento favoritas!

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.