Já se perguntou o que significam as cores verde, amarela ou vermelha na conta de energia? Elas indicam se o morador do imóvel pagará um valor mais alto ou mais baixo aquele mês. O Sistema de Bandeiras Tarifárias passou a valer em todo o país desde o dia 1° de janeiro de 2015, instituído pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em substituição ao reajuste anual na conta de luz.

A ideia das bandeiras é mostrar, de outra forma, um custo que, muitas vezes, passava despercebido pelos consumidores. Antes, os gastos com a compra de energia pelas distribuidoras eram incluídos nas contas um ano depois. Com o atual sistema, dá para saber mensalmente o custo de geração de energia elétrica. Quando aparecerem as bandeiras amarela e vermelha, os consumidores devem ficar alertas e pode adaptar o consumo.

Como funciona o Sistema de Bandeiras Tarifárias

Baseada em informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Aneel repassa ao mercado a bandeira tarifária em vigor para cada região do Brasil. Em seguida, as distribuidoras informam aos consumidores a bandeira tarifária na conta de energia. Desde fevereiro de 2016 as bandeiras são quatro: verde, amarela e dois tipos de vermelha. Para determinar a tarifa vigente, a Aneel leva em consideração dois parâmetros de custos. São eles:

  • Custo Marginal de Operação (CMO): com a capacidade de geração de energia que existe, reflete o custo para atender 1MWh adicional de consumo;
  • Encargo de Serviço de Sistema por Segurança Energética (ESS_SE): este encargo cobre as despesas com usinas acionadas fora da ordem de mérito, ou seja, das mais baratas para as mais caras.

Os custos de cada bandeira tarifária

No Brasil, as principais fontes de energia são as hidrelétricas. Para abastecer o País, elas dependem de chuva e do nível de água armazenado nos reservatórios. Caso a quantidade de água não seja suficiente para atender a demanda, são acionadas as termelétricas, que ajuda na economia de água e garantia de segurança do sistema hidrelétrico.

Por usarem combustíveis como carvão, gás natural, óleo combustível e diesel, a geração de energia em termelétricas tem um custo maior. O Sistema de Bandeiras Tarifárias tem o objetivo de mostrar mensalmente essa situação para as pessoas, chamando atenção para a economia. Os consumidores podem ficar tranquilos quando a bandeira na conta for de cor verde, já a vermelha é questão de preocupação. Veja o significado de cada cor na fatura de energia:

É importante que os consumidores entendam que nenhuma bandeira significa multa e é independente do consumo individual. A definição da cor será feita pela Aneel. A base será o custo da geração de energia elétrica do país. Por fim, a aplicação da cor será para todos os consumidores.

Como economizar energia?

Para tentar manter a conta de energia sempre na bandeira verde dá para mudar algumas atitudes dentro de casa no dia a dia. Todos os moradores da residência devem seguir as mesmas regras para que o valor no final do mês não seja muito alto. Conheça algumas dicas para economizar energia:

  • Ao sair de casa tire tudo da tomada. Deixe apenas o necessário, como geladeira, por exemplo;
  • Desligue o stand-by dos eletrodomésticos, aquelas luzinhas, geralmente vermelhas, que existem em televisões e aparelhos de DVD;
  • Ao tomar banhos quentes, tente não demorar debaixo do chuveiro. Nos meses de sol, evite usar a função elétrica do equipamento;
  • Não deixe carregadores de celular e notebook nas tomadas quando não estiver usando;
  • Durante o dia, aproveite ao máximo a luz do sol para clarear a casa;
  • Apague as luzes dos ambientes da casa que estão vazios;
  • Troque as lâmpadas por opções mais econômicas.

Você já conhecia o Sistema de Bandeiras Tarifárias? O que faz para economizar energia em casa? Conte nos comentários!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.