Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Chegou a hora de comprar um imóvel? Como qualquer outro grande investimento, é importante pesquisar muito antes de fazer a melhor escolha. Mas a oferta é tão grande e diferenciada que pode ficar difícil perceber quais são realmente as características mais importantes e que efetivamente adicionam ao valor dos imóveis.

Agora é hora de simplificar e te ajudar a entender quais são os pontos fortes de um imóvel – e o que pode parecer importante, mas acaba sendo só um detalhe. Assim, fica fácil descobrir se o imóvel em questão realmente vale o que está sendo cobrado, e você faz a melhor compra!

Localização

A localização é uma característica que influencia muito o valor dos imóveis por um motivo bem simples: é a única coisa que você absolutamente não pode mudar! O mesmo apartamento em duas regiões diferentes da mesma cidade chega a ter preços tão distintos quanto apartamentos que nem estão na mesma cidade.

É importante considerar na hora da compra se a região onde se localiza o imóvel já é bem estabelecida, está se valorizando (o que pode ser muito bom para quem busca imóveis de investimento), ou se é uma região pouco valorizada e sem perspectivas de melhora. De maneira geral, os estabelecimentos que se encontram na área – escolas, comércio, hospitais, etc – também contam muito para o valor da região.

Estrutura

Um imóvel bem construído, de boa estrutura, com certeza será mais valorizado do que um imóvel onde falhas estruturais são facilmente perceptíveis – como rachaduras, mofo e infiltração nas paredes, entupimento em pias, etc – e vale a pena ser detalhista com essas possíveis falhas, evitando gastos futuros com reformas inevitáveis. Um ponto importante é que a dica vale para imóveis de qualquer idade! Um imóvel mais antigo não é garantia de qualidade estrutural.

Acabamentos

Os acabamentos do imóvel ajudam muito a dar uma boa primeira impressão, e por isso influenciam consideravelmente o valor dos imóveis. Além disso, os acabamentos são parte importante da decoração, e costumam ser fáceis de modificar. Se você, por exemplo, se interessou por um apartamento, mas os acabamentos não são o que você tinha em mente, ou não tão modernos quanto gostaria, lembre que muitas vezes uma redecoração simples é possível!

Condomínio

Essa dica é especial para os apartamentos, e muito importante. A estrutura do condomínio onde o apartamento está localizado influencia bastante o valor do imóvel, já que os moradores usufruem das comodidades tanto quanto do próprio apartamento. Fatores como quadra, piscina, salão de festas, presença de porteiro 24 horas e número de vagas de garagem são comuns a todo o condomínio e podem mudar completamente a valorização do imóvel.

Agora, sabendo quais são os principais fatores que influenciam o valor do imóvel, fica fácil pesquisar e decidir qual é o certo pra você! Se já decidiu, saiba aqui como avaliar a segurança do imóvel, e aqui quais os cuidados necessários com a documentação na hora da compra. Restou alguma dúvida? Deixe seu comentário!


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.