Com o passar do tempo, a sociedade vai se modificando e tudo ao nosso redor tende a acompanhar essas transformações. Antigamente, quanto maior um apartamento, melhor ele era considerado – mas isso também mudou! Hoje temos menos tempo e uma maior preocupação com praticidade e otimização de espaços.

Esses e outros fatores determinam o apartamento ideal. Muitas vezes, um espaço maior representa aumento dos gastos e não corresponde necessariamente a conforto e aconchego. Neste post, vamos te ajudar a saber qual o tamanho de apartamento ideal para suas necessidades e entender como menos pode ser mais!

Como escolher o tamanho de apartamento ideal?

Você já sabe que muitos aspectos influenciam a escolha de um apartamento, mas o principal ponto a levar em conta é que ele deve atender às suas necessidades e caber no seu bolso. Considere, ainda, que um apartamento menor demanda menos tempo e trabalho com limpeza e organização. Independentemente se você mesmo faz a faxina ou contrata alguém para o serviço, a redução de custos é perceptível no final do mês, pode fazer as contas!

Além disso, o apartamento deve estar de acordo com o tamanho e estilo de vida da sua família. Um apartamento amplo pode ser ideal para uma grande família, mas um imóvel de 2 quartos pode ser uma excelente opção para um jovem casal, proporcionando economia sem deixar de atender aos planos futuros de aumentar a família ou de fazer um escritório ou sala de TV.

Como decorar meu apartamento ideal?

Outra avaliação importante quanto ao tamanho do apartamento refere-se à usabilidade do espaço. Um apartamento deve satisfazer às necessidades de seus moradores de modo simples e inteligente. Nada de desperdiçar tempo, dinheiro e espaço!

Na hora de decorar um espaço pequeno, por exemplo, você vai precisar de menos móveis, criando ambientes clean, e pode dar preferência a um mobiliário menor e aconchegante – economizando espaço e dinheiro sem abrir mão de beleza e requinte. Outra boa aposta para esses espaços é investir em espelhos, que ampliam o ambiente e favorecem a iluminação, e fazer um bom uso das paredes disponíveis, dispensando aparadores e criados.

É possível criar ambientes bem organizados, que proporcionem maior comodidade e praticidade para o dia a dia. Como os pequenos apartamentos são uma tendência, principalmente para os novos casais e os solteiros, o mercado vem oferecendo boas soluções de organizadores e móveis que aproveitam melhor o espaço disponível.

Quais são os benefícios de um apartamento menor?

Escolher um apartamento menor não significa que você deverá renunciar ao conforto que a sua família merece. Além da possibilidade de fazer uso das áreas comuns do prédio, também é preciso entender que há outros grandes benefícios em optar por apartamentos pequenos.

Ao gastar menos com a compra do apartamento, com a limpeza da casa, com a compra dos móveis e com a decoração, você pode fazer aquela viagem que tanto sonha ou investir mais na sua carreira.

Depois de ter o apartamento dos seus sonhos e de economizar na compra, manutenção e decoração do seu imóvel, você vai ver que o apartamento ideal é aquele que atende às suas necessidades e cabe no seu orçamento, sem deixar de lado conforto e beleza.

Agora que você já sabe como escolher o tamanho de apartamento ideal, que tal conhecer algumas dicas de decoração para pequenos espaços? Nos vemos no próximo post!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.