Na hora de comprar um imóvel, existe uma infinidade de características que precisam ser avaliadas para garantir que a escolha seja a melhor possível. É também o caso de apartamento no térreo, que tem suas vantagens. Nessa decisão tão importante, é preciso levar em conta aspectos que envolvem tanto a parte externa quanto interna da futura residência.

Para ajudá-lo nesse processo, listamos hoje todas as características do apartamento no térreo, bem como as vantagens e desvantagens desse tipo de moradia. Acompanhe e tire suas dúvidas!

Características do apartamento térreo

Como o próprio nome indica, um apartamento no térreo é aquele que se localiza no primeiro piso da edificação, ou seja, no nível do acesso do prédio. Dependendo do tipo de empreendimento, o térreo também pode ser destinado para uso comum na forma de salões de festa ou até mesmo salas comerciais.

Quando utilizado para abrigar uma residência, o térreo proporciona uma experiência bem diferente daquela encontrada nas demais unidades de apartamento. Isso porque sua estrutura e configuração são únicas e, dessa forma, podem resultar tanto em satisfação quanto em arrependimentos no futuro. Se você busca a opção ideal para a família, conheça antes os pontos positivos e negativos desse modelo!

Vantagens

Preço mais baixo

Na maioria dos empreendimentos, o preço dos apartamentos localizados nos primeiros andares é bem menor do que o das unidades mais altas e da cobertura. Comparado a eles, o térreo é a área que tem menor valor no mercado, o que pode ser um atrativo para quem tem a economia como um ponto essencial na hora de adquirir um imóvel.

Melhor locomoção

O acesso rápido aos apartamentos no térreo é uma grande vantagem para quem não abre mão de se locomover com facilidade. Sem depender de escadas e elevadores para chegar à residência, você dispõe de liberdade e flexibilidade para acessar o interior do lar no momento que achar necessário, sem dificuldades. Essa também é uma condição muito atrativa para públicos que apresentam mobilidade reduzida, como pessoas com deficiência ou idosos.

Maior área externa

Dependendo da configuração do empreendimento escolhido, é possível encontrar apartamentos térreos com um grande pátio externo para uso particular. Quando essa área não é totalmente coberta, o proprietário pode cultivar plantas em vasos e pequenos jardins para personalizar o entorno da própria moradia. Isso nem sempre é possível em apartamentos comuns, que têm sacadas e varandas pequenas.

Facilidade para alugar ou vender

Diferente da cobertura ou de residências nos andares superiores, um apartamento no térreo tende a ser vendido com maior facilidade. Justamente por ser uma unidade mais barata, ele oferece vantagens que atraem pessoas interessadas em uma negociação imobiliária mais econômica e acessível. Para o proprietário, é uma garantia de segurança para uma futura necessidade de venda ou locação do apartamento.

Desvantagens

Vista por vezes desprivilegiada

Algumas vezes, morar em apartamento no térreo também pode significar ausência de paisagens agradáveis. Muitas vezes contornados pela portaria, muros e acesso de garagem, essas unidades acabam tendo sua visão bloqueada para o exterior, o que torna o espaço confinado e até mesmo sufocante para muitos moradores. Mas é possível encontrar unidades térreas com vista para o jardim, então nem tudo está perdido!

Tamanho reduzido

Embora o pátio externo do térreo seja um atrativo pelo seu tamanho, ele pode estar tirando espaço da residência ali contida. Em muitos empreendimentos, é comum que o apartamento do térreo tenha área total menor do que as demais unidades.

Isso ocorre quando os edifícios precisam liberar espaço suficiente para locar o ambiente da portaria e corredores de acesso de veículos e pessoas. Como consequência, a moradia acaba ficando menor do que os demais apartamentos.

Menos conforto

Localizada na base do edifício, uma moradia de térreo pode sofrer com a falta de iluminação e ventilação natural. Como a estrutura construída é alta, ela se torna uma barreira grande suficiente para gerar sombra e quebrar os ventos que passam pela região. Em casos mais extremos, a unidade localizada no térreo pode acabar se tornando úmida e gerando um ambiente pouco saudável para os moradores com alergias respiratórias.

Ruído de veículos

Outro ponto negativo do apartamento térreo é o barulho constante dos carros passando na rua ou acessando a garagem. Por estar próxima da entrada e do espaço público, essa residência acaba recebendo todo tipo de ruído do entorno, como buzinas, manobras, barulho de máquinas, pessoas conversando e movimentação de comércio.

Problemas estruturais

Quem mora em um apartamento no térreo tende a perceber com maior frequência o surgimento de alguns problemas estruturais da edificação. Isso porque a base da construção tende a sofrer mais com o balanço natural, o que leva a problemas com rachaduras na parede e consequente perda da qualidade estética do local. Para uma venda ou locação futuras, esse pode ser um aspecto bastante negativo na hora da divulgação.

Pode ter menos segurança

Embora seja um ponto positivo para a locomoção, a facilidade de acesso no apartamento no térreo também pode ser um problema para a segurança dos moradores. Assim, se o edifício não contar com uma estrutura reforçada de cercamento ou muros, bem como serviço de portaria e equipes capacitadas para a segurança, pode não ser uma opção para famílias com crianças pequenas.

Podemos perceber que as vantagens proporcionadas pela moradia no térreo estão em menor número que as desvantagens. Ainda assim, é preciso considerar que alguns fatores, como o valor da unidade e facilidade de venda futura, têm um peso maior para muitos perfis de compradores. Sendo assim, a dica é que você avalie cada empreendimento de maneira individual na hora de buscar um imóvel para a família.

Considere que cada edifício tem características próprias e podem oferecer possibilidades diferentes para a moradia no térreo. Ciente dessa condição e com nossa lista para comparação, será muito mais fácil avaliar o custo-benefício de cada item apresentado no apartamento. Por fim, sempre leve em conta as reais necessidades da família para definir se um apartamento no térreo será capaz de atendê-las.

Ainda em dúvida sobre a escolha do imóvel? Confira outras dicas para começar a buscar o apartamento ideal!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.