Na hora de definir como comprar um apartamento, saiba que não existe uma forma de pagamento ideal. O que existe é uma opção mais indicada para cada tipo de condição e necessidade do comprador. Essa decisão também pode depender do cenário econômico e do mercado imobiliário, então é importante saber sobre os pontos referentes a eles antes de negociar.

Sendo assim, listamos aqui as formas de pagamento mais comuns do mercado para que você avalie a mais interessante para seu caso, e ao que deve estar atento.

Pagamento à vista

Valorizada por muitos especialistas, a compra à vista proporciona diversos benefícios ao investidor, entre eles, um maior poder de negociação para garantir descontos no valor total do imóvel e mais tranquilidade com as contas controladas.

Sem a necessidade de encarar parcelas com juros, esse método permite que você foque em seus gastos em novos projetos, inclusive em uma reforma ou decoração do apartamento.

O único cuidado a ser tomado é avaliar a possibilidade de sofrer uma descapitalização, ou seja, usar todas as economias para quitar o imóvel e ficar sem um tostão no banco. Para evitar o risco, é importante que o investidor faça uma compra adequada ao orçamento disponível ou elabore um novo planejamento financeiro no futuro.

Financiamento imobiliário

Para quem não tem dinheiro no banco e deseja desfrutar do apartamento o quanto antes, a melhor opção é o financiamento imobiliário. Nesse sistema, o comprador faz um empréstimo no banco para obter crédito suficiente para comprar o imóvel desejado. A partir do pagamento de um valor de entrada (que não pode ultrapassar 30% do valor da sua renda total), o beneficiário passa a devolver o valor em forma de parcelas com juros ao banco financiador.

Nesse caso, a manutenção de um planejamento financeiro eficiente é valiosa, porque pode auxiliar no adiantamento de parcelas, garantindo a redução dos juros e, consequentemente, no valor total do bem.

Ainda, dependendo do agente financeiro escolhido e do valor do apartamento, é possível aproveitar recursos do FGTS para amortizar prestações do financiamento e reduzir o peso das despesas.

Consórcio imobiliário

A aquisição por meio de consórcio é indicada para quem não tem pressa em desfrutar do apartamento. A vantagem é que as parcelas do sistema não têm juros e costumam ter seus valores definidos com base nas condições do beneficiário.

Formado por um grupo de pessoas físicas ou jurídicas com objetivos em comum, o consórcio é organizado por uma empresa administradora que define os prazos e contempla cada participante com o valor necessário para a compra do bem.

A cada mês, todos os consorciados pagam suas parcelas, que serão somadas para formar o valor de uma única carta de crédito. Por meio de sorteio ou lance, as cartas de crédito vão sendo entregues aos participantes até que o último membro seja beneficiado.

Com o valor depositado na sua conta, você poderá dar entrada em um financiamento ou usá-lo em negociações de compra de apartamento à vista.

Devo avaliar o mercado imobiliário antes da compra?

Avaliar a situação do mercado imobiliário é importante para comparar diversos fatores que envolvem o preço e condição de venda. A tarefa pode ser feita através de pesquisas na internet, diálogo com moradores da região dos imóveis e demais profissionais da área imobiliária. Veja os principais motivos a seguir.

Evitar maus negócios

O fato de o mercado imobiliário viver em constante mudança dificulta a avaliação de compradores leigos em operações do setor. Nesse sentido, vale a pena consultar um corretor para ajudá-lo a identificar possíveis benefícios e desvantagens de um negócio.

Na busca do apartamento ideal, desconfie de ofertas com valores muito menores do que aqueles encontrados em outros empreendimentos do mercado. A fim de se aproveitar de compradores inexperientes, muitos vendedores podem esconder defeitos e problemas graves no imóvel, o que representa prejuízos ao futuro proprietário.

Encontrar as melhores oportunidades

Além de evitar negociações incertas, o contato com a situação do mercado imobiliário permite que você saiba o melhor momento de comprar um imóvel. Especialmente, para quem deseja um apartamento com a função de moradia e também de investimento, esperar a oportunidade certa pode fazer uma grande diferença no valor do patrimônio em poucos anos.

Lembre-se que nem toda previsão do mercado é totalmente exata; porém, estar ciente dos comportamentos recentes aumenta as chances de apostar em bons negócios.

Outro ponto é considerar as características do imóvel para saber se o preço é justo, como explicamos aqui no blog.

Gostou das dicas? Cadastre-se em nossa newsletter para receber mais artigos como esse em seu e-mail!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.