O dia da mudança é sempre uma loucura! Por isso, é muito importante planejar tudo com antecedência e redobrar a atenção na hora de empacotar as coisas, escolher a transportadora certa e definir data e horário.

Para te ajudar a lidar com qualquer imprevisto nesse momento, muitas vezes tão estressante e desgastante, criamos uma lista com os 5 cuidados com a mudança que você não pode deixar de lado. Anote aí!

Verifique o horário da mudança

Em muitos prédios, é comum que se tenha um horário preestabelecido para que as mudanças aconteçam. Para evitar problemas, converse com o síndico do condomínio e combine o dia e horário para o transporte. Dessa forma, se o seu novo prédio tiver elevador, você pode até pedir para que ele o reserve para te auxiliar no dia da mudança.

Como escolher uma transportadora?

Escolher uma transportadora de confiança e barata não é tarefa fácil. Você já parou para pensar que durante a mudança a maioria dos seus bens será carregada e mexida? Você não quer que nada de mal aconteça, não é mesmo? Procure uma empresa séria e de confiança, faça orçamentos e escolha aquela que te passar mais credibilidade — e couber melhor no seu bolso.

Para não ter dúvidas na hora da escolha, peça a indicação de amigos ou consulte o Procon e páginas de defesa do consumidor na internet para conferir se a transportadora possui alguma reclamação. Faça um contrato e acompanhe enquanto os profissionais colocam os seus pertences no caminhão.

Embalando os objetos

  • Os objetos frágeis e louças devem ser bem embalados individualmente com plástico bolha antes de serem colocados em caixas (preferencialmente feitas com um material mais resistente). Nesses casos, não se esqueça de identificar a caixa como frágil, para indicar que o transporte deve ser feito com mais cuidado.
  • Eletrodomésticos, mesas e cadeiras também devem ser embalados em plástico bolha para evitar qualquer dano.
  • Você pode colocar as roupas em malas, de preferência já nos cabides — facilitando a arrumação no novo lar.
  • Na hora de desmontar os móveis, não se esqueça de enumerar ou criar uma lista identificando cada uma das peças.
  • Outra dica importante é assinalar cada caixa com o cômodo ao qual elas pertencem. Assim, elas saem do veículo direto para o lugar certo.
  • Mantenha com você os objetos de valor, documentos e outros pertences pessoais. É mais seguro que você mesmo faça o transporte desses objetos para a casa nova.

Preparando para o transporte

Independentemente da forma de transporte escolhido para a mudança, seja através de uma transportadora ou por conta própria, antes de colocar os móveis e caixas no veículo pense em como ficará a disposição de tudo isso no novo apê. A recomendação é colocar o que for maior no fundo e os outros utensílios em caixas menores mais próximos à porta.

Outro cuidado importante durante a mudança é fazer com que todas as caixas fiquem fixas dentro do veículo. Use cordas para que elas não se movam durante o trajeto.

Cuidado com o transporte de móveis dentro do prédio

Cuidado ao fazer o traslado dos móveis e eletrodomésticos e não deixe que eles encostem nas paredes e portas, evitando danos tanto nos produtos quanto nas áreas comuns do prédio. Amarre fios e tomadas para que eles não arrastem durante o manuseio e possam causar acidentes. Além disso, chame a família e os amigos para ajudarem no dia! Quanto mais gente para carregar objetos pesados, melhor.

Se você seguir todos esses cuidados, não terá erro. Conseguirá transportar todos os seus pertences com segurança, colaborando ainda com a arrumação após a mudança.

Não deixe de compartilhar com a gente suas experiências com mudanças! Ajude quem passará por esse momento pela primeira vez e ainda não sabe por onde começar!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.