Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Comprar um apartamento próprio é o sonho de quase todos os brasileiros. Quem não quer ter um cantinho só seu para morar ou até mesmo um imóvel extra para formar seu patrimônio, não é mesmo?

Como se trata de um momento muito importante, é completamente normal ter uma porção de dúvidas nessa hora. Por isso, no momento da compra do apartamento, lembre-se de perguntar tudo e esclarecer todas as questões importantes com o corretor de imóveis para não sair no prejuízo!

Defina seus objetivos antes de começar

A primeira pergunta que você deve fazer antes de comprar um apartamento não é para o corretor com quem vai negociar, mas para você mesmo. Qual seu objetivo com esse novo apê? Você vai morar ali? Quer alugar para alguém? Procura investir seu dinheiro para obter um retorno no futuro?

Saber qual a sua intenção com o imóvel vai definir o que você deve procurar e perguntar na hora de realizar a compra. Por exemplo, se você pretende investir, vai importar bastante se aquela região vai se valorizar mais pra frente ou não; se você pretende morar ali para sempre, isso já é mais secundário.

Com a resposta dessa questão bem clara, você já consegue traçar o perfil de busca e, consequentemente, o que você precisa saber antes de assinar o contrato.

Tire suas dúvidas com o corretor de imóveis

Dependendo do seu perfil, você terá certas questões a levantar durante a negociação. Vamos ver alguns exemplos:

Existem planos de crescimento dessa região?

Você pode estar negociando um imóvel numa região mais afastada da cidade ou num bairro em que a prefeitura local planeja realizar obras de desenvolvimento, o que pode subir ou abaixar o preço do imóvel no futuro. Faça perguntas desse tipo e verifique com o seu corretor de imóveis se há elementos que possam influenciar nesse aspecto. É uma questão importante para quem quer um imóvel com fins de investimento.

Há a necessidade de remodelar o apartamento?

Veja com o corretor se há a necessidade ou a possibilidade de remodelar ou redecorar o imóvel antes de fechar negócio. É uma opção interessante para quem vai morar ali, alugar ou investir para vender no futuro, já que se trata de uma necessidade para aumentar o conforto dos moradores ou o preço do apartamento.

Quais as facilidades de financiamento?

Dependendo da construtora do imóvel, há alguns programas de financiamento mais fáceis na hora da compra de apartamento. Veja com seu corretor de imóveis se é o caso. A GI, por exemplo, possui uma financiadora própria para casos assim — aproveite e veja mais dicas de financiamento imobiliário!

Quem são os vizinhos?

Essa é uma pergunta essencial para seu corretor de imóveis. Ele deve responder qual o tipo de pessoa que mora naquela região, já que será uma informação importante tanto para quem vai morar no apartamento (conheça seus vizinhos!), quanto para quem vai alugar, investir ou remodelar o imóvel. É um bairro mais familiar? Mais boêmio? É seguro à noite?

Ainda tem dúvidas sobre o que perguntar ou quais questões abordar durante a negociação de um apartamento? Deixe seu comentário aqui no blog ou entre em contato conosco! Não esqueça de assinar nossa newsletter para receber as melhores dicas no seu e-mail!

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.