Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Sempre que a economia vai mal as pessoas ficam preocupadas, sem saber como fazer valer o seu dinheiro e investir com segurança. Há quem pense em deixar tudo na poupança, o que pode até ser seguro, mas não tem é muito interessante quando o assunto é rentabilidade. Por outro lado, investir em imóveis é sempre uma opção lucrativa e que deve ser considerada — mesmo por quem não gosta de correr riscos.

Em primeiro lugar, o imóvel é um patrimônio de alta durabilidade, que pode servir para, pelo menos, duas finalidades: você pode comprar para morar ou alugar para alguém e conseguir uma renda extra. Além disso, um imóvel sempre mantém alguma valorização e pode ser vendido caso você precise do dinheiro ou queira fazer um novo investimento.

Está pensando em apostar nessa ideia? Veja alguns argumentos que mostram por que investir em imóveis pode ser um ótimo negócio:

Demanda

Um dos fatores a ser considerado é a crescente demanda por imóveis, resultado natural do crescimento da população. Com isso, seja com maior ou menor liquidez (de acordo com a situação da economia), o imóvel sempre encontra um comprador. Além disso, sempre tem alguém que busca um imóvel para alugar, o que permite que você mantenha o patrimônio em valorização, ao mesmo tempo em que recebe a renda gerada pelo aluguel.

Facilidades para a compra

Investir no mercado imobiliário pode ser facilitado por vários fatores, como o financiamento bancário e a possibilidade de uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que pode ajudar a suavizar as parcelas. Você também pode comprar o imóvel ainda na planta, o que oferece condições mais flexíveis de pagamento por parte das construtoras.

Retorno financeiro

Todo mundo sabe que quem paga aluguel nunca mais verá aquele dinheiro de volta. Mas quando você compra um apê por financiamento, por exemplo, as parcelas pagas são convertidas na aquisição daquele bem, ou seja, elas não são perdidas. Ao contrário, estão sendo incorporadas ao patrimônio da sua família.

Por outro lado, se você compra um imóvel com a intenção de alugar, pode usar o valor pago mensalmente pelo locatário para quitar a prestação do financiamento ou abater boa parte dela, o que pode ser muito vantajoso.

Segurança

Se você buscar onde as pessoas que têm grandes fortunas investem, vai perceber que boa parte do dinheiro delas está aplicado em imóveis, e você vai ouvir esse conselho de qualquer bom consultor de mercado financeiro. O motivo dessa preferência está na segurança que esse tipo de investimento oferece.

Quando a inflação está alta, o mercado fica mais instável e o futuro pode parecer incerto, mas os imóveis sempre se apresentam como um porto seguro para o seu dinheiro. Qualquer que seja a crise econômica, esse bem permanece como uma reserva patrimonial sólida, capaz de garantir que o dinheiro seja preservado e ainda possa render bons frutos ao longo do tempo.

E então, que tal apostar nesse mercado? Ainda tem dúvidas sobre como investir em imóveis? Deixe aqui o seu comentário e conte pra gente!

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.