Nos últimos 20 anos, o setor de Construção Civil atingiu um enorme crescimento (de 74,25%). Esse número incrível levou as empresas a alcançarem um grande estoque disponível de imóveis, e como não é interesse de nenhum negócio manter os estoques altos, para evitar arcar com os custos de um imóvel parado a atual aposta do setor é a realização de feirões e promoções.

Além de preços com grandes descontos, essas oportunidades oferecem até mesmo alguns benefícios como condomínio e/ou IPTU pagos por x meses, por exemplo, o que faz dessas ocasiões ótimas chances de comprar o seu apartamento! Saiba mais sobre os feirões e promoções:

Queda nos preços: a hora certa para comprar imóvel

Com a queda da taxa de juros, que estava em 13,75% em dezembro de 2008 e atingiu a mínima de 7,25% em outubro de 2012, o número de financiamentos imobiliários no país aumentou consideravelmente. O setor percebeu o enorme aumento da demanda por imóveis e diversos empreendimentos começaram a ser construídos no país, mas a velocidade com que a oferta se altera é, inevitavelmente, inferior à velocidade com que a demanda aumenta.

O tempo passou e hoje, 3 anos depois dessa baixa, o cenário é outro. A taxa de juros, que já vinha aumentando muito no último ano, agora atingiu o patamar de 14,25%, derrubando a demanda por imóveis no momento em que o todo aquele planejamento do setor imobiliário para atender a um maior número de compradores começa a ser concluído.

E quem se lembra das aulinhas de economia já sabe: a regra básica sobre oferta e demanda não falha. Se a demanda está diminuindo e a oferta está aumentando, o efeito final pode ser apenas um: queda nos preços. Segundo a Agência de Crédito Fitch Ratings, uma das maiores do mundo, a expectativa de queda de preços no mercado imobiliário brasileiro chega a ser de até impressionantes 55% — número que compensaria até mesmo o aumento da taxa de juros no valor final de um financiamento. Para quem conseguiu poupar nos últimos anos e agora pode dar uma grande entrada ou adquirir um imóvel à vista, o cenário atual é mais positivo ainda!

Para quem não fez o dever de casa financeiro tão bem, entretanto, o cenário também não é de desânimo. Os feirões e promoções que agora passam a ser rotina por parte das incorporadoras podem ser uma excelente oportunidade de comprar o seu tão sonhado apartamento.

Os remanescentes

Todos os imóveis que não são vendidos no lançamento passam a ser denominados como remanescentes. Normalmente, um imóvel remanescente não foi vendido porque está em um andar mais próximo à área de lazer do condomínio, recebe diretamente o sol da tarde ou tem um valor bem mais alto, como uma cobertura, por exemplo. A incorporadora passa a bancar algumas despesas do imóvel, como pagamento de condomínio ou IPTU, e é nesse momento que uma oportunidade de ouro começa a aparecer.

O valor de entrada, as taxas de juros e os prazos para pagamento ficam mais flexíveis, além, é claro, do preço do imóvel começar a cair por já não se tratar mais de um lançamento, algo que não faz diferença alguma para quem busca realizar seu sonho da casa própria, mas que tem forte impacto na precificação.

Ou seja, feirões e promoções podem valer muito a pena para quem está em busca de um apê com preços e condições melhores!

Ainda tem dúvidas ou precisa de alguma ajuda para saber a hora certa de comprar imóvel? Deixe um comentário aqui no blog e conte pra gente!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.