Conforme o tempo passa, surge a necessidade de adquirir um bem durável. Assim, basta entrar um dinheiro a mais no orçamento ou surgir uma oportunidade de crédito com o banco que aparece a dúvida: comprar um carro ou imóvel?

Ambos são conquistas que a maioria das pessoas desejam, mas nem sempre é possível adquiri-los juntos. Para ajudar você a tomar essa decisão, preparamos este post com os principais prós e contras  de investir em carro ou imóvel. Confira!

Qual a diferença entre gasto e investimento?

Primeiramente, é importante diferenciar gasto e investimento. Quando gastamos dinheiro, é porque estamos adquirindo ou pagando por algo que não terá retorno.

Embora possa ser necessário, trata-se de um dinheiro “perdido”. É o caso do dinheiro que usamos para comprar roupas, comida, lazer, etc. Apesar dos benefícios que temos dos gastos, esse dinheiro não vai voltar para o nosso bolso.

Já o investimento é um dinheiro aplicado em um bem que pode render retorno futuro. É o caso de títulos, aplicações bancárias e imóveis, por exemplo. Às vezes pode até demorar, mas o dinheiro retorna. A quantia vai depender de como será gerenciado esse investimento: se bem cuidado, é possível obter uma boa renda dele.

Devo investir em um carro?

Ter um carro é o sonho de muita gente, principalmente de quem mora em grandes cidades. Com um veículo, é possível se dirigir a qualquer lugar com conforto e rapidez. Porém, esse é um investimento que precisa de muito planejamento e pode gerar muitos gastos indesejados.

Ao adquirir um veículo, é preciso se preocupar constantemente em abastecê-lo, cuidar da mecânica, pagar seguro, licenciamento, IPVA, vistoria, dentre outros gastos.

Além disso, é importante ter a consciência que nem sempre o modelo escolhido vai manter o preço de mercado com que foi adquirido — ou seja, muitas vezes um carro acaba se tornando um gasto, e não um investimento.

Além disso, se for comprado por financiamento, um carro pode ser uma dívida que dura muitos anos. Muita gente acaba renovando o financiamento após certo tempo para trocar o veículo por um modelo melhor. Isso pode levar a um ciclo sem fim, criando uma dívida quase permanente.

Devo investir em um imóvel?

A compra de uma casa ou apartamento parece um investimento muito maior e mais importante se comparada à aquisição de um automóvel — e isso é verdade! Porém, além de garantir uma moradia, é um bem que dificilmente vai se desvalorizar.

Assim como no caso do carro, é preciso muito planejamento e cuidado na hora de investir em um imóvel. É bom ter atenção com todos os detalhes do contrato de aquisição. Também é importante se planejar para não gastar mais do que pode.

Mesmo com gastos como taxa de condomínio e manutenção básica do imóvel, o retorno do investimento é garantido. A maioria dos imóveis são adquiridos por meio de financiamentos, que podem ser pagos conforme o tempo previsto ou amortizados com o uso do FGTS.

Carro ou imóvel: afinal, qual devo escolher?

Apesar de um automóvel proporcionar conforto e independência, ele também pode acabar se tornando um grande problema para o proprietário. Além disso, há sempre o risco de ter o veículo roubado ou danificado, levando ao prejuízo.

O investimento em um imóvel pode assustar muita gente, mas ele também pode ser a escolha certeira para quem deseja um bem durável e deseja mais segurança a longo prazo. Dificilmente, uma casa ou apartamento perde o valor, principalmente se tiver boa localização e for bem cuidado.

E então, qual investimento é mais adequado para as suas necessidades e objetivos: carro ou imóvel? Conte pra gente aqui nos comentários!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.