A automação residencial é o processo pelo qual você torna a sua casa mais inteligente, fazendo com que os ambientes sejam integrados com a sua rotina por meio de equipamentos automatizados.

Vamos dar um exemplo para que você possa entender melhor: ao ter uma casa automatizada, você pode acionar, com um único comando, o fechamento das cortinas do quarto, apagar ou acender todas as luzes de um ou mais cômodos, iniciar o monitoramento da casa por câmeras de segurança e regular a temperatura do ar-condicionado de acordo com a hora do dia.

Essa integração de mecanismos de inteligência artificial é o que chamamos de automação residencial. Ter um ou dois objetos inteligentes não caracteriza essa automação, pois ela necessita da integração entre eles.

A automação residencial como fonte de economia

A inteligência por trás da automação residencial permite que você aproveite mais a sua casa e use-a a favor das suas necessidades. Isso proporciona mais economia para o seu bolso, uma vez que você ligará somente aquilo que realmente quer e necessita. Na automação residencial, você pode pode programar para que as luzes de determinados cômodos só estejam acesas na presença de alguém. O desperdício de energia causado pelo esquecimento de desligar aquela lâmpada, por exemplo, deixa de acontecer.

Que tal assistir a um filme e ativar um comando para que as luzes fiquem mais fracas? Ou que tal deixar somente a iluminação dos locais que precisam dela, sem atrapalhar a sessão de cinema em casa? São nesses comandos e nessas oportunidades que a automação residencial é mais econômica para o consumidor, pois os recursos passam a ser utilizados com mais responsabilidade e focados na necessidade daquele momento.

Confira a seguir os 9 recursos que uma casa inteligente pode ter.

1. Controle de acesso por biometria

Esqueceu as chaves? Não tem problema. Coloque o seu dedo no sensor biométrico e a porta será aberta. Possui uma diarista que limpa a sua casa duas vezes por semana? Cadastre a digital dela e estabeleça quais são os dias e os horários em que ela está autorizada a entrar na sua residência.

Caso alguém tente entrar na sua residência e a fechadura não reconhecer a biometria dessa pessoa, um alerta pode ser enviado diretamente para o seu celular.

2. Sistema de alarme sem fio

Um bom sistema de alarme sem fio evita que você tenha que conectar todos os equipamentos por fiação. Com mais praticidade, você mesmo consegue instalar o alarme. Basta colocar os sensores de presença e de abertura nas portas e janelas, escolher um lugar para a central, ajustar o volume das sirenes e pronto! O resto do controle você faz pelo smartphone. No mercado, você encontra opções que funcionam com e sem internet (neste último caso, o funcionamento se dá por SMS ou linha fixa).

3. Limpeza da água da piscina

Com um equipamento adequado para esta finalidade, basta programar os intervalos para que a água da piscina possa aquecer e o filtro funcionar. Além de conforto, você também economiza a energia elétrica das bombas hidráulicas.

4. Definição de cenários de iluminação

Uma iluminação para cada finalidade. Quer assistir TV? Acione o cenário pré-definido e pronto, as luzes serão reduzidas para que o brilho da TV não seja ofuscado. Deseja jantar? As luzes sobre a mesa de jantar serão acesas. E assim por diante. Quem define a quantidade de cenários de iluminação é você.

5. Ajuste pré-programado de temperatura

Sabe aquele dia cansativo de trabalho em que, ao chegar em casa, tudo o que você deseja é um bom banho e a sua cama quentinha? Com a automação do ar-condicionado da sua casa, isso é possível. Além de acioná-lo enquanto estiver na rua, por meio de um aplicativo no seu smartphone, você também pode programar a temperatura dele.

O ar-condicionado também pode fazer uma dobradinha com os ambientes, regulando junto com a iluminação a temperatura.

6. Aquecimento do piso

Nas regiões mais frias do nosso país e do mundo, o piso aquecido é uma realidade. Ao automatizá-lo, você regula a sua temperatura de acordo com cada ambiente. Tudo é feito por um único controle, que também pode ser combinado com as luzes e a temperatura do ar-condicionado ou aquecedor.

7. Preparação do seu banho

Lembra do tópico 5? Banho e cama quentinha? Agora, ao chegar em casa, a sua banheira já pode estar cheia e aquecida. Com um comando via internet, você aciona o funcionamento dela e das bombas de hidromassagem.

8. Acionamento das torneiras por toque

Quando a gente acorda e vai ao banheiro, por vezes não encontramos o interruptor para ligar a luz. Esqueça dele. Agora basta apoiar as mãos sobre a bancada da pia e as torneiras ligam, juntamente com as luzes. O espelho fica iluminado e você consegue fazer tudo o que precisa.

9. Eletrodomésticos mais inteligentes

Você vai buscar as crianças na escolinha de natação no meio da tarde. Na volta, programou um lanche para servir para elas. Deixe o pão de queijo no forno, sem a necessidade de ligar, e vá buscar a garotada. Enquanto espera elas entrarem no carro, acione o fogão pelo smartphone e o pão de queijo estará prontinho quando chegarem.

Da mesma forma, algumas geladeiras fazem uma parceria muito interessante com os seus usuários. Cadastre os alimentos perecíveis antes de guardá-los nela e ela te avisará quando eles estiverem para vencer. Aproveite o painel touch da geladeira para organizar a lista do supermercado, ler notícias e relembrar uma receita.

Aplicativos de automação da casa

Para ter todos os benefícios dos aparelhos conectados e funcionando corretamente, você precisa integrá-los em uma única central. Essa central pode ser um aplicativo disponível no seu smartphone. Entre os aplicativos disponíveis para download, podemos citar os seguintes:

  • Command Fusion: considerado pelos especialistas como um dos mais completos para automação residencial. Além do envio do comando, ele responde ao usuário dizendo se o comando foi executado ou não com sucesso.
  • Insteon: aplicativo para o sistema Windows Phone, que permite o controle de câmeras de segurança, tomadas, lâmpadas, entre outros.
  • Smart Home: feito pela multinacional sul-coreana Samsung, consegue reunir em um único aplicativo o controle de todos os objetos inteligentes dentro de casa.

Gostou da ideia de ter uma casa do futuro? Deixe o seu comentário no post e nos conte de qual das automações residenciais você mais gostou!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.