Organizar as finanças pessoais deve ser um trabalho feito com cuidado e dedicação, pois o processo deve ser de reorganização, tanto dos hábitos quanto da mentalidade, e não deve ser encarado como algo esporádico, momentâneo apenas. Vamos conhecer agora 6 dicas que te ajudarão nessa reeducação. Confira!

1 – Estabeleça metas baseadas em sonhos para organizar as finanças pessoais de forma eficiente

Sonhos movem as pessoas a se esforçarem mais, no entanto, eles costumam estar na esfera do longo prazo. Por isso, crie pequenas metas dentro de uma maior que possam ser atingidas no curto e médio prazo. Dessa forma, o progresso na realização daquele sonho fica muito mais fácil de ser percebido e o desânimo acaba.

2 – Estabeleça recompensas ao alcançar cada meta

O esforço por organizar as finanças pessoais exige que você elimine algumas compras supérfluas, como ir ao teatro, jogo de futebol, ter dois celulares pessoais, entre outros. Ao alcançar cada meta, determine quais serão as recompensas que você e sua família receberão. Isso ajuda a engajar todos no mesmo objetivo.

3 – Utilize um método para controlar suas contas

Atualmente, já é bastante difundido o método ABCD para controle financeiro. Veja como ele funciona:

  • A de Alimentar: são os gastos que podem ser reduzidos, mas não extintos.
  • B de Básicos: são difíceis de serem reduzidos e impossíveis de serem eliminados, pois são gastos com água, luz, telefone, internet, aluguel, entre outros. Aqui é importante avaliar somente se há possibilidade de economia ou de negociação para conseguir reduções, como é o caso de aluguéis e tarifas de internet.
  • C de Contornável: como TV a cabo, cinema, comer fora de casa, teatro, entre outros que ajudam a dar mais conforto e qualidade de vida, mas que podem ser eliminados e substituídos (por exemplo, ir a um parque em vez de ir ao cinema). Esses gastos devem ser reduzidos ou deixados para o momento de comemoração por atingir as metas.
  • D de Dispensáveis: cartões de crédito extra, dois telefones celulares, telefone residencial para pessoas que não ficam em casa, manutenção de dois veículos usados pela mesma pessoa, etc. São gastos que se forem cortados, não terão grande impacto na vida da família, mas farão grandes diferenças no orçamento.

Utilizar um método na organização das finanças pessoais ajuda a categorizar e economizar naquilo que mais “rouba” nosso dinheiro e que menos resultado traz para a nossa vida.

4 – Registre e entenda onde seu dinheiro é usado

Planilhas complexas ou simples, softwares de organização financeira, aplicativos ou até caderninhos servirão para que você registre suas contas, categorize-as e entenda exatamente para onde seu dinheiro vai a cada mês. Esse simples exercício de registrar fará com que você reflita sobre a necessidade ou não daquele gasto. Além disso, permitirá que você identifique possíveis categorias de redução de gastos, aumentando seu potencial de poupança e de atingimento das metas.

5 – Seja conhecido como “seguro economicamente”

Economicamente seguro é uma maneira educada das pessoas dizerem que você é mão de vaca ou que não gasta como bobagens. Permita que sua família e amigos conheçam suas metas e tente engajar todos na forma de alcançá-la, isso fará com que eles entendam o porquê de seu comportamento — e até reduzam os convites para programas mais caros. Já para os colegas, não tenha medo de recusar convites, explicando que você não pode fazer grandes gastos.

6 – Tenha sempre um próximo sonho

A melhor maneira de se reeducar e organizar as finanças pessoais é por meio dos sonhos, por isso, tenha sempre o próximo engatilhado, mesmo antes de alcançar o atual.

Organizar-se financeiramente permite que a qualidade de vida aumente no geral e não em situações específicas, por isso, priorize os sonhos e viva intensamente tudo o que te ajudar a alcançá-los, mas elimine tudo o que te impedir. Sacrifícios valem muito na hora de organizar suas finanças pessoais.

Quais são os sonhos que você quer alcançar e qual o método que você usa ao organizar as finanças pessoais? Compartilhe conosco suas experiências, duvidas ou dicas deixando um comentário!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.