O momento de sair da casa dos pais é muito gostoso para a grande maioria das pessoas, pois isso significa mais liberdade e independência. No entanto, essa é uma hora que trazer diversas responsabilidades financeiras e com isso surge uma dúvida cruel: alugar ou comprar a casa própria?

O fato é que as duas alternativas contam com aspectos muito positivos, mas também têm o seu lado ruim. E você, está vivendo esse dilema? Quer aprender um pouco mais sobre esse tema? Então não deixe de conferir o conteúdo que preparamos a seguir!

Vantagens de alugar um imóvel

Menor custo inicial

Não dá para negar que um dos fatores decisivos entre alugar e comprar a casa própria é a questão financeira. Dentro desse contexto, a locação acaba sendo mais vantajosa para quem está saindo da casa dos pais, pois ela demanda um investimento inicial consideravelmente mais discreto.

Para locar um imóvel, o máximo que você precisará dispor é a garantia locatícia, que será estabelecida em contrato. Isso se não houver um fiador. Na verdade, só será preciso entrar com dinheiro vivo se a opção escolhida for o depósito, cujo valor, pela lei, não pode ser maior do que três aluguéis.

Mais liberdade

Uma das grandes vantagens de alugar um imóvel é que o inquilino acaba tendo mais liberdade, especialmente se houver a necessidade de uma mudança repentina. Em linhas gerais, os contratos de locação não duram mais do que dois ou três anos e isso permite que a pessoa possa ir para outra cidade ou até buscar outro imóvel.

Essa possibilidade não pode ser desprezada, pois nunca sabemos quando chegará uma proposta de emprego em outro local ou mesmo quando os filhos precisarão mudar de escola, se for o caso.

Alugando, você não fica preso a um acordo muito extenso e pode tornar sua vida mais dinâmica, caso isso seja imprescindível.

Desvantagens de alugar um imóvel

Dependência do proprietário

Um dos problemas de quem opta pela locação é que o inquilino depende do proprietário para praticamente tudo. Qualquer mudança, obra ou reforma, ainda que seja com o intuito de melhorar a unidade, só pode ser realizada com a expressa autorização do dono. Mesmo pequenas adaptações no imóvel devem ser negociadas.

Como se não bastasse, você não terá um retorno perene dessa despesa, pois a propriedade não pertence a você e é o senhorio quem ficará com ela ao final do contrato.

Vantagens de comprar a casa própria

Geração de patrimônio

É inegável que uma das grandes vantagens de comprar a casa própria é a geração de patrimônio. Mesmo que você gaste um pouco mais nas prestações de um financiamento ou precise juntar o capital para uma proposta à vida, você fará isso com a segurança de que sua você e sua família terão mais tranquilidade no futuro.

Em caso de uma eventual necessidade, é possível até mesmo inverter os papéis e, em vez de ser o inquilino de uma propriedade, se tornar o locador do seu imóvel, tendo a possibilidade de receber uma renda passiva extra todos os meses.

Possibilidade de personalização

Outro fato decisivo entre alugar ou comprar a casa própria é a possibilidade de personalização. Quem gosta de fazer mudanças e deixar a unidade de acordo com sua vontade, demandas e expectativas, certamente preferirá partir para uma aquisição.

Sendo o proprietário, você não precisa pedir autorização para nada e pode fazer o que bem desejar, desde que o projeto e a estrutura comportem essas mudanças. Você pode, por exemplo, investir em uma cozinha americana ou decidir fazer uma suíte máster.

Desvantagens de comprar um imóvel

Gastos mais elevados

A desvantagem mais óbvia é, definitivamente, que a aquisição de uma propriedade trará gastos mais elevados. Mesmo as prestações de um financiamento com excelentes taxas acabarão saindo mais caras do que as parcelas de um aluguel.

Além disso, a compra também implica em gastos constantes. Será você quem precisará arcar com a manutenção, além das despesas como o IPTU e o condomínio, caso a propriedade fique dentro de um.

Conseguiu decidir entre alugar ou comprar a casa própria? Se você está pensando na segunda opção, não deixe de conferir nosso artigo sobre os aspectos que influenciam no valor dos imóveis!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.