Casa, sobrado ou apartamento: qual é o seu favorito? Todo mundo tem suas preferências e cada um desses estilos de residência tem suas características, vantagens e desvantagens bastante particulares.

Descubra abaixo sobre os pontos positivos de morar em um sobrado!

Mais espaço

Uma das vantagens de morar em um sobrado é óbvia: mais espaço. Ao expandir verticalmente, o sobrado dobra a quantidade de espaço útil dentro de uma residência.

Nesse tipo de imóvel, em vez de ter apenas, digamos, 75 m² que devem ser divididos entre um quarto, uma sala, um banheiro e uma cozinha, a planta da casa pode usar extensão para uma sala e uma cozinha e conta com mais 75 m² em cima dedicados ao quarto e ao banheiro.

O mais legal é que esse espaço extra permite que a residência tenha cômodos interessantes, que não seriam possíveis antes. Uma biblioteca, um escritório, uma suíte, talvez uma varanda para receber visitas, uma divisão entre sala de jantar e sala de estar, o que você preferir. A ideia é que a maior quantidade de espaço possa proporcionar mais opções para completar o seu lar.

Charme e estilo

Nem todo mundo gosta de prédios imensos com condomínios abarrotados de vizinhos e precisar disputar uma vaga na garagem ou perder tempo esperando o elevador. Ter uma casa grande também pode não ser o ideal para pessoas com vida agitada, que precisam de mais praticidade do dia a dia. O sobrado é uma excelente alternativa para quem busca, entre outras coisas, charme e estilo.

Morar em um sobrado traz lembranças de tempos antigos, quando a vida era mais tranquila e as pessoas podiam desfrutar de mais espaço em casa. Para quem curte ambientes com “ar vintage”, essa é uma boa pedida, mesmo que as construções ganhem uma boa reforma no interior e um toque de modernidade.

Além disso, investir em um sobrado pode ser uma boa alternativa para quem tem um estilo pessoal bastante definido. Ter uma moradia nesses padrões torna mais fácil imprimir a alma e o gosto particular dentro de casa.

Mais privacidade

É muito confortável pensar que podemos ficar tranquilamente em casa, sem sermos incomodados ou observados, e termos a liberdade de, vez ou outra, colocar uma música alta e dançar no quarto, poder andar de pijama em casa, ter um cachorro grande… Tudo isso fica um pouco prejudicado quando temos vizinhos embaixo (ou em cima), ou mesmo quando as pessoas podem ver a nossa casa pela janela.

Outro ponto positivo é que o sobrado garante essa privacidade não só em relação ao ambiente exterior, mas também dentro de casa. Quem mora com muitas pessoas sabe que, às vezes, cada um quer ficar no seu canto em paz para ver um filme, ler ou ouvir uma música, mas quando a casa é pequena isso fica difícil. Num sobrado grande, cada um pode ir para onde quiser e ficar tranquilo.

Melhor ventilação e aproveitamento da luz natural

Por serem altos, os sobrados normalmente recebem mais ventilação e luz natural que uma casa térrea. Assim, os moradores não sofrem com o calor nas estações mais quentes, nem precisam investir em ar-condicionado para garantir o conforto climático.

Além disso, esse  tipo de casa também costuma propiciar mais iluminação natural. Isso porque, por ser mais alta, acaba captando mais luz, e assim você gasta menos com a conta de energia elétrica.

Melhor preço de venda

Outra vantagem de investir em um sobrado é que esse tipo de imóvel costuma apresentar um excelente preço de venda. O motivo por trás disso é bem simples: o sobrado é uma residência geralmente maior que uma casa ou um apartamento e tem características muito específicas.

Como já dissemos aqui, o espaço é maior, o proprietário tem mais possibilidade de customização e o valor agregado no edifício é mais alto. Portanto, o seu preço também será maior no momento da venda.

Para conseguir um bom valor, o principal cuidado necessário é conservar o imóvel, especialmente o telhado e a parte interna, como o sistema de fiação, encanamento e afins. Com esses sistemas em ordem, basta uma boa pintura para que o preço de mercado do sobrado suba.

Possibilidade de setorização do lar

Quem mora em um sobrado sabe que  esse tipo de imóvel acaba passando por um tipo de “setorização”, e cada proprietário divide os ambientes como quiser.

É possível reservar o térreo para receber visitas, deixando uma parte aberta com uma churrasqueira, uma sala de estar e um banheiro, por exemplo, e os convidados nem precisam acessar a parte de cima. Assim, o morador pode preservar sua privacidade mesmo quando recebe amigos.

Outro benefício desse tipo de divisão é a maior comodidade devido ao uso no dia a dia, deixando todos os quartos em cima, com um banheiro, e os outros ambientes na parte de baixo, por exemplo. Assim, quem precisar de mais tranquilidade pode ficar nos quartos enquanto  os outros moradores usam as áreas comuns.

Possibilidade de rentabilidade

Você já pensou em alugar sua casa, ou talvez um cômodo dela? Em tempos de crise, essa pode ser uma boa opção para gerar uma renda extra, e a setorização que mencionamos no tópico anterior pode contribuir para isso.

Se não quiser se mudar para um apartamento ou uma casa para liberar o sobrado inteiro para aluguel, uma boa opção é dividir os ambientes e alugar a parte que você não usa. Se você incluir uma escada exterior, é possível ter um inquilino na parte de cima do imóvel enquanto você vive na parte de baixo, sem haver perda de privacidade.

Outra opção é transformar o sobrado em uma república. Com muito mais espaço que uma casa, esse tipo de imóvel é perfeito para abrigar estudantes, e o rendimento obtido dessa estratégia é muito interessante.

E aí, entendeu as vantagens de morar em um sobrado? Está considerando investir em um imóvel desse tipo? Se você ainda tem dúvidas, ou se já morou em um sobrado e quer compartilhar sua experiência, deixe seu comentário!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.