Comprar uma casa ou um apartamento não é uma tarefa fácil para a grande maioria das pessoas, pois sabemos que o mercado imobiliário se valorizou muito no Brasil nos últimos anos e os preços, na maioria das cidades, não são baixos. Por isso, conhecer algumas dicas para juntar dinheiro para comprar um imóvel com uma boa entrada é fundamental.

O lado bom dessa história é que, por meio de algumas atitudes simples e bastante realizáveis, você pode, de forma natural, poupar a quantia que precisa para sair do aluguel e se tornar o proprietário de uma bela unidade. Confira o conteúdo a seguir e aprenda como fazer isso.

1. Descubra quanto você ganha

O primeiro passo para juntar dinheiro para comprar um imóvel com uma boa entrada é descobrir quanto você efetivamente ganha. Essa dica pode parecer bastante óbvia, mas o fato é que boa parte das pessoas não sabe fazer esse cálculo financeiro e acha que basta olhar o salário para ter essa informação.

Na realidade, é preciso considerar apenas os rendimentos líquidos, descontadas todas as despesas fixas e que consomem uma parte do seu dinheiro. Pegue seu ordenado e subtraia gastos que não podem ser mudados, como aluguel, plano de saúde, escola das crianças, etc. Assim você terá a sua renda líquida efetiva.

2. Converse com sua família

O passo seguinte para juntar dinheiro para comprar um imóvel com uma boa entrada é conversar com a sua família, afinal, essa é uma jornada árdua que você não deve cumprir sozinho. Com a participação e a ajuda de todos os seus familiares, as chances de sucesso nesse desafio ficam muito maiores.

Tenha um bate-papo franco com o seu cônjuge e com os seus filhos, caso você tenha. Diga que terão que cortar alguns supérfluos e que o momento é de economizar nos detalhes, pois a recompensa futura será excelente para todos. Você poderá se surpreender com os resultados dessa ação.

3. Faça cortes estratégicos

Agora é hora de fazer aqueles cortes estratégicos, exatamente nas despesas que você pode evitar, mas que não fazia questão de cortar antes porque não havia uma necessidade explícita. E, ao contrário do que muita gente pode pensar, não será preciso viver uma vida de monge, mas apenas reorganizar melhor as escolhas.

Tudo pode ser ajustado e você pode focar em alguns itens como reduzir ou cortar o pacote da TV a cabo, acabar com os pedidos de fast food e eliminar as compras feitas por impulso. Mire também nas contas de energia, telefone e água e veja, por exemplo, se dá para escolher um plano de internet mais barato.

4. Escolha o melhor jeito de poupar

A etapa final para juntar dinheiro para comprar um imóvel com uma boa entrada é justamente escolher qual vai ser a forma de poupar esse capital, pois colocar dinheiro embaixo da cama, definitivamente, não é uma boa ideia! Existem diversas alternativas disponíveis e você pode escolher aquela mais interessante para o seu perfil.

Não dá para negar que a poupança é a mais popular e segura, mas conta com um rendimento muito baixo. Seu ponto forte está na facilidade de fazer o resgate sempre que desejar. Também existe a opção de fazer um investimento, mas, para isso, você deve entender um pouco de mercado financeiro ou conversar com seu gerente.

E agora, pronto para juntar dinheiro para comprar um imóvel com uma boa entrada? Gostou deste conteúdo? Então confira também nosso artigo com os benefícios de comprar um imóvel na região metropolitana!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.