Ao pensar em comprar um imóvel, você começa a avaliar as suas opções e logo pensa em financiar a casa própria. Afinal o financiamento é uma ótima forma de realizar o sonho de comprar uma casa, mas é preciso estar atento às restrições dessa modalidade de pagamento.

Essas restrições existem para assegurar que o comprador terá condições de pagar o financiamento e não ter problemas futuros. Confira 4 fatores que podem impedir o financiamento:

1. Nome negativado

A causa mais comum de não ter o financiamento aprovado pela instituição financeira é possuir o nome negativado — o famoso “nome sujo”. Se o comprador tem um episódio de inadimplência em seu histórico financeiro, será mais difícil achar um banco que aceite ceder crédito a ele. Por isso, não permita que o seu nome seja negativado.

O financiamento é uma excelente maneira de comprar o seu imóvel, mas é necessário fazer um planejamento financeiro para o financiamento e não ter surpresas no futuro!

2. Não possuir reserva para a entrada

Na hora de financiar um imóvel, é preciso ter uma reserva para dar de entrada. Especialistas recomendam financiar até 70% do valor total do imóvel. Isso significa que o restante deverá vir de outra fonte: da sua poupança ou do seu FGTS, por exemplo.

Dar uma entrada maior é uma forma inteligente de contratar um financiamento. Quanto maior o valor de entrada, menor será o montante financiado. Se o valor a ser financiado será menor, os juros também serão mais baixos.

3. Não ter renda suficiente

No financiamento, é preciso comprovar renda suficiente para o pagamento das parcelas. Para isso, o valor de cada parcela não pode ultrapassar 30% da sua renda. Isso significa que uma pessoa que recebe R$ 2.500 só pode assumir parcelas de até R$ 750.

Porém, se essa é a sua situação, existe uma saída! A composição de renda familiar pode aumentar esse limite e te ajudar a financiar o imóvel.

4. Problemas com os documentos

Ao solicitar o financiamento imobiliário, você deverá apresentar alguns documentos à instituição financeira. Existem algumas diferenças entre os bancos, mas, em geral, você deverá providenciar os seguintes documentos:

  • carteira de identidade;
  • comprovante de renda;
  • última declaração do imposto de renda;
  • carteira de trabalho (para usar o FGTS).

Muitas pessoas não sabem disso e acabam perdendo a oportunidade de fazer o financiamento por possuir restrições com a Receita Federal, por exemplo. Outro problema comum é com a documentação do imóvel. Portanto, certifique-se de que toda a documentação está certa antes de dar entrada no pedido!

Estou pronto para financiar a casa própria!

Conquistar o imóvel dos seus sonhos pode estar mais próximo do que você imagina. As vantagens do financiamento são uma grande oportunidade para deixar a sua família ainda mais perto desse sonho, mas é preciso estar preparado para realizá-lo sem surpresas desagradáveis no caminho.

Por isso, determine o preço do imóvel e verifique se você possui renda e reserva suficientes para solicitar o financiamento para essa faixa de preço. Lembre-se também de ficar em dia com as suas contas para não ter nenhuma restrição no seu nome.

Com atenção a esses 4 fatores e seguindo as nossas dicas, vai ser muito mais fácil financiar a casa própria!

E você, gostou desse post? Então curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter para não perder outras dicas exclusivas como essas!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.