O mercado imobiliário sempre foi um mundo de oportunidades e elas podem ser ainda mais interessantes em tempos de crise. Contudo, como em qualquer época, comprar um imóvel representa uma decisão importante, que, em uma economia conturbada, deve ser tomada com bastante atenção e cuidado.

Neste post, vamos te ajudar a dar esse passo com mais segurança. Confira!

Busque uma ajuda profissional

A menos que você tenha bom entendimento do mercado imobiliário e desenvoltura para lidar com contratos, escrituras e tudo mais que uma transação imobiliária envolve, a primeira medida que você deve tomar é buscar um bom corretor, que seja capaz de lhe orientar sobre ofertas, características de imóveis, condições de pagamento e todos os demais aspectos que um negócio imobiliário inclui.

Não baseie sua decisão somente no preço

Com o suporte profissional, você perceberá que nem sempre o menor preço está associado ao melhor negócio. Afinal, quando a oferta é boa demais vale a pena desconfiar. Por exemplo, pode haver algum tipo de problema associado ao imóvel, como um vizinho barulhento ou algum defeito oculto. Por isso é importante manter a atenção aguçada e buscar a certeza sobre a qualidade do imóvel, da documentação e de outros detalhes que podem determinar se um negócio é bom ou ruim, independente do valor.

Considere os estoques das construtoras

Uma tendência que muitos compradores seguem é de achar que o imóvel na planta é sempre a melhor opção se comparado às ofertas de imóveis prontos da construtora. Talvez pensem que se aquele apartamento não foi vendido durante a obra é porque não é um bom negócio, o que não é verdade. Geralmente, as construtoras não colocam todos os imóveis à venda durante o lançamento, fazendo isso para manter uma reserva técnica que poderá ser utilizada quando houver necessidade de geração de capital ou mesmo para permutas. Esses imóveis são colocados à venda quando estão prontos.

O que de fato é preciso considerar é que um imóvel pronto permite que você conheça fisicamente todos os detalhes dos materiais, inclusive de acabamento. Ou seja, a sua avaliação da qualidade do empreendimento não será feita apenas sobre uma planta, mas sobre o próprio imóvel. Além disso, o imóvel pronto pode ser ocupado de imediato, o que é uma excelente solução para quem está doido para sair do aluguel ou para está comprando para fazer uma renda extra com a locação.

Por fim, vale a pena considerar que como as construtoras precisam fazer o capital girar para investirem em novas obras, é bastante possível que você consiga preços e condições muito mais interessantes!

Tenha a certeza do melhor momento

Uma dúvida eterna que alguns compradores têm diz respeito ao momento de compra. Muita gente fica sempre na expectativa de que o mercado pode melhorar e acaba nunca fechando o negócio. É preciso levar em conta que, como qualquer mercado, o imobiliário passa por variações, e esperar um momento mais favorável também significa correr o risco de encontrar uma fase difícil, o que, aliás, é o mais possível de acontecer em função do alinhamento de preços que deve vir por aí.

De qualquer forma, como ninguém tem bola de cristal, a melhor atitude para o momento é jogar com segurança com as informações presentes, buscando aproveitar o que de melhor elas podem oferecer.

Busque o máximo de informações

E por falar em informação, todo negociante bem-sucedido está sempre muito bem informado. Portanto, com a ajuda de um bom corretor, cuide para obter todo o conhecimento necessário sobre o apê que você quer comprar, garantindo que o negócio é tudo aquilo que você desejava.

Quer mais alguma informação sobre como fazer um bom negócio imobiliário em tempos de crise? Compartilhe conosco suas dúvidas e deixe aqui o seu comentário! Aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de mais dicas e novidades!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.