O Facebook lançou a sua rede social exclusiva para empresas. A plataforma, anteriormente chamada de Facebook at Work, recebeu nome de Workplace. A novidade, anunciada na segunda-feira (10), traz uma interface bastante semelhante a do Facebook, mas não tem publicidade e funciona com a possibilidade de integração com sistemas de TI (Tecnologia da Informação) das empresas.
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A ideia é que o Workplace traga a interação do Facebook para o ambiente de trabalho. A proposta é que, com ele, a comunicação entre os companheiros de trabalho seja aprimorada. Além disso, novos recursos como dashboards e métricas para análises internas das empresas.
A rede corporativa está em desenvolvimento a pelo menos dois anos. Os testes começaram em 2015 e de acordo com o Facebook atraiu mais de mil empresas do mundo inteiro, entre elas organizações sem fins lucrativos como a ONG Save the Children. A ideia é ser uma plataforma onde os colaboradores possam interagir com mais facilidade, tornando uma solução mais rápida do que o e-mail e um concorrente para o Slack e o Yammer, da Microsoft.
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Recursos
O Workplace mantém as principais funções do Facebook, como a possibilidade de criar grupos, vídeos ao vivo e chats. Além disso, o esquema de feed de notícias também permanece na rede corporativa, assim como os trending topics. A nova rede também conta com tradução automática e a possibilidade de reações, tal qual o Facebook Reactions.
Um novo recurso interessante é o Multi-Company Groups, que oferece a possibilidade de criar grupos compartilhados entre corporações. Com ele, empresas diferentes que estiverem trabalhando em conjunto poderão ter um espaço online para que funcionários troquem ideias para agilizar as tarefas. O recurso vai estar disponível nas próximas semanas.
Além da ausência de publicidade, o Workplace promete não colher os dados dos usuários. Ele também vai funcionar de forma totalmente independente do Facebook, onde o que for compartilhando em um não será mostrado em outro. Outras formas de distração como o Candy Crush, também
Valores
Em contrapartida o Workplace não é gratuito. A rede cobra das empresas que quiserem utilizar a plataforma. O preço varia de acordo com a quantidade de funcionários: US$ 3 (R$ 9,62 na cotação atual) por cada usuário para empresas com até mil colaboradores; US$ 2 (R$ 6,42) para empresas até 10 mil funcionários; e US$ 1 (R$ 3,21) para organizações com mais de 10 mil empregados. Vale destacar que a rede cobra apenas pelos usuários ativos.
O Workplace é multiplataforma, podendo ser utilizado tanto no smartphone (iOS e Android) quanto no computador. A rede oferece três meses gratuito de teste.
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