O Facebook anunciou, na última sexta-feira (9), um pacote de correções de métricas para conteúdo na plataforma. Os reparos vão resolver um problema de contadores errados em dados de vídeos ao vivo, alcance de anúncios e busca de URLs pelo celular. A tendência é de que, com a atualização, a rede social passe a apresentar métricas mais realistas sobre seus usuários.
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As mudanças prometem melhorar o cálculo das métricas no Facebook, mas devem causar certo transtorno inicial para as contas habituadas com os números anteriores. Esta não é a primeira vez que a empresa divulga correções em métricas que impactam diretamente quem trabalha com análise de dados. Em agosto, a rede social reparou um erro na contagem de visualizações de vídeos.
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Métrica de Posts Patrocinados
Uma das principais alterações no sistema de métricas do Facebook foi o alcance estimado de posts patrocinados. Com isso, ao publicar uma propaganda na página, a rede social vai informar a estimativa de alcance total e diária das publicações, o que deve deixar os cálculos mais precisos.
De acordo com o Facebook, isso vai alterar em 10% – para cima ou para baixo – as previsões de alcance. No entanto, a correção não vai mudar as métricas de post anteriores, feitos antes da mudança.
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Vídeos ao Vivo
Outra grande correção ocorreu na interação com vídeos ao vivo. Com as novas métricas, as reações no post original poderão aumentar em até 500%, enquanto as reações no post compartilhado podem cair em 25%. Isso acontece porque o Facebook percebeu um desvio na contagem.
Depois da primeira reação de um usuário em um vídeo, todas as outras eram contadas como “reações no post compartilhado”, o que resultava em números equivocados sobre a quantidade de interações em cada canal — no próprio vídeo original e nas publicações que o compartilharam. O erro não alterava o número total de reações, mas não detalhava o destino de cada uma.
App do Facebook para celular
A terceira correção é específica para o aplicativo para celular. Ao colar uma URL na caixa de buscas do Facebook, os usuários tinham como saber quantas curtidas aquele link teve na rede social, o número de compartilhamentos e os comentários relacionados à URL.
Mas essas métricas não eram realistas, exibindo números maiores ou menores. Por isso, a empresa está trabalhando para atualizar os dados o quanto antes, mas não há data definida ainda.
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