O especialista em segurança Dan Melamed descobriu um método que permite a exclusão de qualquer vídeo hospedado no Facebook. O método envolve a interceptação de um endereço que é disponibilizado durante o envio de qualquer vídeo à rede social. Com o parâmetro em mãos, o hacker pode substituir o código alfanumérico que identifica um vídeo disponível no Facebook, assumindo total controle sobre o conteúdo. O hack criado por Melamed foi reportado pelo especialista ao Facebook, que o recompensou com US$ 10 mil (cerca de R$ 31 mil).

Facebook troca caixa de entrada por Messenger na web; veja o que muda

Em maiores detalhes, o que Dan Melamed fez foi o upload um vídeo aleatório ao Facebook e observar o tráfego de informações entre o seu computador e os servidores da rede social — toda a operação foi gravada.

Brecha extremamente simples de ser explorada já foi corrigida pelo Facebook (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

No meio dessa troca de informações, Melamed observou o surgimento de um endereço em específico: composer_unpublished_photo[0]=<VIDEO ID>. “Vídeo ID” se refere ao código único, como se fosse o RG, de cada vídeo disponível na rede. Ao substituir esse código por aquele de um vídeo já presente no Facebook, Dan ganhava controle completo sobre o conteúdo, tendo poderes inclusive de apagar o material, ou alterar as políticas de c

... omentários e compartilhamento.

Vale notar, que se você ficou interessado em sair por aí semeando o caos há uma má notícia: o erro já foi corrigido pelo Facebook. O passo a passo e um vídeo com todo o processo está no blog de Melamed (danmelamed.blogspot.com).

Via Gizmodo e Forbes


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.