O SSDs (disco de estado s?lido, em portugu?s) est?o se tornando componentes fundamental para quem deseja maior tamanho de armazenamento e rapidez no computador. A tecnologia, cotada para substituir os HDs, usa material s?lido para o transporte de sinais el?tricos entre transitores.

Conhe?a os SSDs mais baratos dispon?veis no Brasil

O SSD T1, da Samsung, tem capacidade de 1 TB (Foto: Divulga??o/Samsung)

Mas a tecnologia n?o ? t?o nova quanto parece. O computador Psion MC 400, lan?ado em 1989, j? trazia SSD em sua composi??o. Na verdade, eram quatro SSDs que poderiam ser removidos (mais ou menos como um disquete) e poderiam ser comprados e combinados at? 8MB, uma inova??o para a ?poca.

Como o armazenamento ? realizado em um ou mais chips de mem?ria, h? economia no consumo de energia, j? que n?o ? necess?rio alimentar motores ou componentes. Al?m disso, por n?o ter pe?as m?veis, o SSD ? totalmente silencioso ? o que n?o ocorre nos HDs.

SSDs podem chegar a armazenamento de 10TB (Foto: Divulga??o/Intel)

Est? assustado com tantas vantagens? Voc? j? usa SSDs, s? n?o sabia. Por usar mem?ria flash, o tempo de resposta dos SSDs s?o menores do que um HD, por isso j? s?o utilizados, por exemplo, em c?meras fotogr?ficas para agilizar o tempo de resposta das fotos e aumentar o espa?o de armazenamento.

SSD em conjunto com HD deixa o Windows mais r?pido? Veja opini?es no F?rum do TechTudo

As inova??es n?o param por a?. A tend?ncia de substitui??o dos SSDs chegaram, inclusive, a empresas que n?o s?o do ramo de tecnologia. A Victorinox, companhia especializada em canivetes, lan?ou canivetes com SSDs que parecem com pen drives. ?A mobilidade chegou, tamb?m, para a VisionTek, que lan?ou a tecnologia em formato de pen drive (dispon?vel em 120 ou 240GB), que permite o armazenamento at? de um sistema operacional inteiro.

Canivete inova com SSD (Foto: Divulga??o/VisioTek)

A sede por mais espa?o de armazenamento est? trazendo ao mercado op??es como a da Intel, que est? criando SSDs com capacidade de at? 10TB. ? a Intel, tamb?m, que desenvolveu a primeira tecnologia que permite o overclock (aceleramento do dispositivo para melhorar seu desempenho) nos SSDs.

Em uma ?poca em que todos pedem um pouco mais de privacidade, o SSD tamb?m n?o poderia estar de fora. A SecureDrives acaba de lan?ar um dispositivo que permite apagar informa??es a dist?ncia, por SMS. Chamado Autothysis128t, o componente tamb?m tem a op??o de bloquear o sistema

... GSM se algu?m tentar acessar muitas vezes.
SSD permite apagar informa??es por SMS (Foto: Divulga??o/SecureDrives)

Ou seja, todas as inova??es e pesquisas das empresas de tecnologia caminham para que os SSDs se tornem a tecnologia mais comum para armazenamento de dados. Os contras s?o totalmente contorn?veis: eles ainda s?o muito mais caros do que os HDs, mas conforme se tornem mais comuns, devem ter pre?os mais atrativos.

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.