As canetas 3D são ferramentas que permitem a criação de objetos tridimensionais de forma fácil e barata. O primeiro modelo desse gadget foi lançado há apenas cinco anos, dentro do segmento das impressoras 3D. Mais complexos, esses equipamentos têm mais funções, mas são caros e exigem conhecimentos específicos para o design dos objetos a serem produzidos.
Atualmente, já é possível encontrar diversas marcas de caneta 3D no Brasil. Pensando nisso, o TechTudo reuniu alguns pontos importantes para o usuário que pensa em comprar um desses gadgets. Caneta 3D barata: veja opções com preço baixo para desenhar fora do papel
As canetas 3D ajudam a criar novos objetos (Foto: Divulgação/Sunlu)
1. Como funcionam as canetas 3D? O funcionamento parece bastante com o mecanismo de uma pistola de cola quente. Um filamento de plástico alimenta o dispositivo, que puxa o material através de uma fina câmara aquecida. O plástico é derretido e sai pela ponta da caneta. Ao usuário, cabe manusear o aparelho dando forma ao objeto que desejar. Conforme é extraído, o plástico se solidifica de novo, criando camadas rígidas e permanentes. Um derretimento veloz seguido de um resfriamento igualmente rápido são propriedades importantes.
2. Superfície As criações feitas com uma caneta 3D precisam de um suporte, podendo ser inclusive uma superfície plana, onde o criador vai trabalhar. Outra possibilidade é ter um objeto para servir de molde. Boa responsividade e conforto para desenhar são essenciais. O ideal é que a caneta funcione em qualquer superfície.
Objetos feitos com a caneta 3D Lix (Foto: Divulgação/Lix)
3. Velocidade Certifique-se de que o plástico sai da caneta de modo rápido e fluido, no tempo certo para criar as formas com fluência. A alta temperatura pode fazer com que o plástico grude e que certas cores tenham reações distintas das outras. A maioria das canetas 3D possui várias opções de velocidade, para que o usuário tenha mais controle.
4. Tempo de resfriamento O tempo necessário para que a caneta resfrie depois de esquentar e derreter o material é outro fator importante. Se demorar demais, você não vai poder usar o dispositivo durante muito tempo ou os intervalos entre aquecimento e resfriamento poderão ser longos.
É possível desenhar fora do papel com as canetas 3D (Foto: Divulgação)
5. Sistema de desentupimento Durante ou após uma utilização, quando a caneta 3D estiver abaixando sua temperatura, é possível que o plástico endureça de novo de...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.