Os memes dominaram a Internet ao longo de 2020. Em um ano atípico por conta da pandemia de Covid-19, as brincadeiras, mais do que nunca, estiveram presentes no ambiente virtual, abordando assuntos como a quarentena, expectativa da vacina e o próprio vírus. Além disso, alguns eventos e personagens marcantes do ano se tornaram memes, como o Big Brother Brasil, Neymar e até mesmo Drauzio Varella.

Além disso, a ascensão do TikTok também teve grande participação nos memes do período. Até personalidades da mídia participaram, tanto produzindo quanto compartilhando conteúdo. Confira 15 memes que fizeram a alegria dos internautas nas redes sociais em 2020.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

LinkedIn, Instagram, Facebook e Tinder

Antes da explosão da pandemia, em janeiro, o meme “LinkedIn, Instagram, Facebook e Tinder” foi uma das primeiras febres de 2020. A brincadeira consistia em fazer uma montagem com quatro fotos, uma equivalente a cada rede social, mostrando diferentes “facetas” de uma pessoa em cada perfil. No LinkedIn, por exemplo, o usuário se vestia de maneira mais formal, enquanto no Tinder, usava-se uma imagem mais sensual.

O meme nasceu com uma publicação da cantora norte-americana Dolly Parton, no dia 21 de janeiro, em que ela postou uma colagem das quatro fotos. Rapidamente, famosos e anônimos aderiram à tendência.

Dorime Ameno

Um dos animais mais populares de 2020 virou meme em fevereiro. A tendência surgiu quando a música “Ameno”, da banda Era, viralizou com clipes de ratos de fundo, dançando. A música é de 1996, mas a brincadeira virou febre neste ano, e Ameno passou a ser automaticamente relacionada a imagens de ratos vestidos como sacerdotes. Versões remixadas em outros ritmos e até um game tiveram origem na brincadeira.

Memes do BBB

Na primeira parte do ano, o Big Brother Brasil foi uma grande fonte de entretenimento para a população, que se manteve reclusa em casa. Com isso, o programa registrou recordes de audiência e de votação, e não faltou memes para representar a comoção nas redes sociais. Entre os principais estão o “Vou votar no Babu”, uma referência à constante escolha de uma das participantes, Ivy, a votar em Babu Santana para o paredão, e o termo “Vtzeiro”, que passou a ser dado às pessoas que queriam chamar a atenção do público intencionalmente.

Além disso, as brigas entre os confinados também foram conteúdo para assunto e brincadeiras na Internet. Após uma das eliminações, Rafa Kalimann e Flayslane discutiram, e a frase "Não gosto de você, não sinto verdade em você, acho você incoerente" se transformou até mesmo em figurinha de WhatsApp. Outra declaração que viralizou nas redes sociais foi a declaração de Gabi Martins para Guilherme Napolitano: "No meio de tanta maldade, de tanta guerra, eu consegui me apaixonar por você".

Cardi B e o “coronavairus”

Quando a pandemia de COVID-19 estourou no mundo todo, em março, diversas publicações de conscientização tomaram a web. Entre elas, um vídeo da rapper Cardi B viralizou. Em sua mensagem, a estrela norte-americana comenta como a situação da doença “está ficando séria”. O vídeo virou meme pela forma com a qual Cardi fala “coronavírus”, além do jeito irreverente da rapper de passar a mensagem. A publicação ainda foi alvo de uma música com a voz da cantora remixada.

Né, minha filha?

Drauzio Varella, um dos médicos mais famosos do Brasil, foi pivô de algumas campanhas de conscientização sobre a pandemia. Além disso, em uma reportagem para o Fantástico, Drauzio falava sobre a situação

... da população trans no sistema carcerário brasileiro. Em dado momento da entrevista, o médico pergunta “Solidão, né, minha filha?”. A frase virou meme na Internet após ganhar várias outras versões, principalmente no contexto do isolamento social. "Ansiedade, né, minha filha?” e “saudade de bater perna, né, minha filha?”, seguidas de fotos de Drauzio, foram algumas das brincadeiras mais populares.

Meme do caixão

Em abril, uma das grandes febres do momento era o “meme do caixão”. Trata-se de um vídeo que começa com uma situação perigosa, de vida ou morte, e perto do desfecho, é cortada para um grupo de homens com ternos dançando com um caixão. O meme se tornou viral pela música eletrônica, que combina com os passos de dança, mas também pelo humor ao tratar de momentos que não acabam bem (e, como o caixão dá a entender, levam à morte). O vídeo original é de 2017, de um grupo de ganeses.

"Ela faz o destino dela"

Um meme derivado da música de Preta Gil, “Só o amor”, que viralizou com uma foto de um menino com a frase “ela faz o destino dela”. Na foto, o garoto posava com uma flor e em frente a uma árvore, o que simbolizava uma espécie de libertação. Diferentes versões do meme surgiram com frases distintas, como “ela destrói o futuro dela”, e até em versões no Habbo e com a cantora Manu Gavassi, participante do BBB.

Meme do Pocoyo

Outra brincadeira relacionada à pandemia que viralizou foi o “meme do Pocoyo”. Pocoyo é uma série de desenho animado infantil, protagonizada por uma criança do mesmo nome, de roupa e gorro azul. A brincadeira aconteceu usando uma imagem característica de Pocoyo, com as mãos na cintura, escrito “vai pa onde?”, como se o menino estivesse julgando a decisão do internauta, ou apenas curioso. A relação com a COVID-19 se deu pela conscientização sobre o isolamento social e a reclusão da população, e então o “vai pa onde?” de Pocoyo fazia uma alusão à crítica de pessoas saírem de casa durante a quarentena.

Enfim, a hipocrisia

Um dos memes que perdura até hoje, “enfim, a hipocrisia” nasceu em junho para servir de crítica e piada para diversas situações. Um dos exemplos populares do uso do meme é em jogos de palavras, como “É taxista, mas mora em Uberlândia. Enfim, a hipocrisia”. A brincadeira retrata um cachorro no fundo de uma paisagem com a frase, que depois foi modificada para outras versões, como "enfim, a hipotenusa".

Trava na beleza e pose de maloqueira

A brincadeira surgiu com o vídeo de uma menina simulando um ensaio fotográfico com seu irmão, o cinegrafista. No vídeo, ela fazia poses conforme as orientações dele, e viralizou com a “pose de maloqueira”. A pose, que virou até emoji, é caracterizada por apontar dois dedos da mão para baixo e “fazer bico” com a boca. O meme explodiu e ganhou diversas versões com as várias ordens do “fotógrafo”, pedindo para a menina “travar na beleza”, e a modelo da vez ficava imóvel, depois “destravar”, quando ela voltava a fazer poses.

Roi… Letícia, né?

“Roi… Letícia, né?” é o início de um dos vídeos mais populares do TikTok nos últimos meses. O influenciador Mário Júnior, em seu perfil nas redes sociais, publica vídeos curtos simulando diálogos amorosos de adolescentes, com bordões de comédias românticas. O meme ficou tão popular que outros influenciadores famosos compartilharam o vídeo de Mário “respondendo”, fazendo o papel da Letícia. Além das respostas, outras versões do diálogo foram criadas, reproduzidas até por figuras públicas, como Neymar.

O pai tá on

Neymar foi pivô de outra brincadeira que bombou na Internet em 2020. Ao comemorar a classificação do Paris Saint-Germain para as semifinais da Champions League, no dia 12 de agosto, o astro brasileiro gritou “O pai tá on”. Pouco tempo depois, a frase viralizou nas redes sociais e passou a significar que a pessoa está preparada ou confiante para algum evento, simbolizando o desempenho de Neymar nas partidas. “O pai tá on” virou até música, em apoio ao próprio Neymar, e versões como “o pai tá off” começaram a surgir depois da derrota do PSG na final do torneio.

Cabeleleila Leila

O meme surgiu do programa “Sterblitch Não Tem um Talk Show: o Talk Show”, do GloboPlay, comandado pelo humorista Eduardo Sterblitch. Nele, o apresentador produz propagandas falsas de comércios, e uma foi a da “Cabeleleila Leila”, que conta com a apresentação de um salão de beleza com jogos de palavras que divertem o telespectador. O estabelecimento é fictício, mas ganhou até “continuação”. No especial, Leila e seu sobrinho-neto Luiz Cláudio compram um prédio inteiro pela grande demanda do salão, representando como o meme se tornou popular.

Among Us

Game que virou febre em 2020, Among Us rendeu diversos memes pela popularidade que o jogo alcançou. A ideia do jogo é que a tripulação complete tarefas, enquanto há até dois impostores entre os jogadores, que precisam matar os tripulantes para vencer. Com isso, os impostores foram os principais alvos dos memes, que retratam tanto situações do jogo quanto brincadeiras com personagens de séries e desenhos animados. Uma das expressões mais usadas nas brincadeiras é "Há um impostor entre nós", uma referência à frase que aparece no início do jogo.

Fotos de 2020

Outra corrente que se espalhou pelas redes sociais foi a das “fotos de 2020”. A brincadeira é uma montagem de fotos que representam a alteração de humor dos internautas ao longo do ano, caracterizada, também, pelas restrições da pandemia. Assim, celebridades nacionais e internacionais publicaram suas fotos e mudanças de humor durante 2020. Taís Araújo, Viola Davis e Mark Ruffalo foram alguns dos famosos que entraram na onda do meme.

Qual é a cor mais suspeita em Among Us? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.