A Samsung anunciou a versão 2021 da smart TV The Frame nesta quinta-feira (6). O televisor, que se propõe a funcionar também como peça de decoração, traz novidades pontuais em relação a modelos anteriores. Além da tela QLED 4K, o produto chega mais fino er com suporte no gap para ficar rente à parede. Novos recursos voltados para jogos e o Multi-tela, anunciados em 2021, também ficam disponíveis na TV, que tem como principal destaque o Modo Arte, oferecendo cerca de 1,2 mil obras de diferentes artistas e curadorias.

O usuário também pode escolher a cor da moldura que vem junto à TV, que fica disponível em cinco opções no mercado. A nova The Frame chega ao Brasil em versões de 43", 50, 55" e 65 polegadas, e a marca vai revelar os preços sugeridos em breve. O TechTudo testou a opção de 50 polegadas do modelo e conta a seguir as primeiras impressões. Confira:

Design com foco estético, mas também funcional

A proposta original da The Frame é funcionar tanto como TV quanto como obra de arte na decoração da casa. Com o novo suporte de padrão no gap, o produto promete ficar ainda mais "colado" na superfície, a exemplo de um quadro. Os pés que acompanham o dispositivo também têm um visual elegante – além de instalação bastante prática em dois níveis de altura.

Isso, aliado às molduras disponíveis, que podem ser encaixadas de forma bastante prática no televisor, corrobora a pegada artística do modelo. Ao todo são cinco opções de cor para as bordas, que também ficam disponíveis para comprar separadamente para mais opções de personalização. O usuário pode escolher entre bege, marrom escuro, terracota, branco e alumínio.

O hub One Connect, presente em TVs QLED desde 2017, também ajuda bastante na proposta de simular um quadro. Com um cabo longo e "transparente", a caixa reúne as diferentes entradas (quatro HDMI, duas USB e mais), onde são conectados consoles, aparelhos de TV a cabo e até mesmo o cabo de força do televisor.

Controle remoto merece destaque

O novo controle SolarCell da Samsung tem um diferencial importante: não funciona à pilha. O acessório vem com uma espécie de painel solar na parte de trás, carregando automaticamente a partir da luz. Isso garante uma autonomia até difícil de prever, já que mesmo sob iluminação artificial o produto tem a bateria recarregada. Ainda assim, é possível plugar o dispositivo na tomada via cabo USB-C, a exemplo dos celulares da marca.

Em relação aos comandos disponíveis, uma troca importante: no lugar do botão de Modo Ambiente (que assume a função de girar a tela na The Sero, por exemplo) está um para o recurso Multi Tela, que pode ser acessado de forma rápida e configurado na própria TV.

Assim como em outras TVs da marca, o botão de microfone está presente, e o usuário pode escolher entre Alexa, Google Assistente ou Bixby para realizar os comandos de voz.

Tela QLED com prós e contras

A The Frame chega ao país com quatro opções de tamanho: 43", 50", 55" e 65 polegadas. Ao TechTudo, a Samsung falou que está estudando a viabilidade de trazer mais duas versões, com 32" e 75 polegadas – o que não está confirmado, vale ressaltar. O padrão QLED do painel é mais comum em televisores maiores, e a adoção em displays menores é considerado um desafio pela marca, e algo que também acontece na The Sero, disponível em 43 polegadas.

Dessa forma, as taxas de cor e brilho são muito boas, com exibição de qualidade mesmo em ambientes iluminados. Além disso, o 4K é bom o suficiente para assistir conteúdos de m

... esma resolução – ou até mais baixas, já que o upscaling via Inteligência Artificial dá conta do recado.

Pesa um pouco o fato da tecnologia apresentar alguns vazamentos de luz no painel, algo comum em telas QLED – e que a Samsung promete resolver com os Mini LEDs das novas Neo QLED. Na The Frame, ainda é utilizada a tecnologia QLED tradicional, sujeita a esse tipo de situação – sobretudo em cenas muito escuras. Além disso, a atualização em 60 Hz, presente nas versões de 43" e 50", é suficiente para jogar e assistir cenas de ação, mas não agradou tanto durante os testes.

Som não agradou tanto…

Com potência de 20 Watts RMS, o televisor segue o padrão do mercado para modelos de mesmo tamanho, com sistema de dois canais – são 40 Watts RMS e quatro canais nas opções de 55" e 65 polegadas. Além disso, as TVs da Samsung prometem som adaptativo, que é otimizado de acordo com o ambiente via Inteligência Artificial – assim como acontece com a exibição.

Apesar do bom volume, o áudio da The Frame não chamou tanta atenção. Os graves não tiveram tanto apelo ao ouvir músicas, enquanto os médios e agudos chamaram mais atenção tanto para jogar quanto na hora de assistir filmes e séries. Uma boa solução é recorrer a uma caixa de som Bluetooth ou soundbar para reforçar a reprodução em casos específicos.

Destaque grande para os recursos

Aqui, entra um diferencial importante do produto: os recursos do sistema Tizen. Além do Modo Arte, específico dessa linha, estão presentes no modelo o já tradicional Modo Ambiente (em sua versão 4.0), que pode fazer a TV "sumir" na parede e funcionalidades totalmente novas. Entre elas, está a Game Bar, que mostra informações importantes na tela durante a jogatina, como fps e acesso rápido às configurações, permitindo ativar ou desativar o HDR, por exemplo.

Outro recurso que chegou em 2021 para as TVs da marca é o Multi Tela, que permite dividir o display em até quatro telas menores – no caso das TVs 4K, apenas duas. Aqui, é possível jogar no console ao mesmo tempo em que se vê um tutorial no YouTube, por exemplo, assim como consumir canais ao vivo via Samsung TV Plus e conferir a tela do seu smartphone conectado via Smart View.

A funcionalidade é bastante interessante, mas tem um uso até certo ponto limitado: não é possível acessar apps como Netflix, Globoplay e Amazon Prime Video de forma simultânea.

Também estão presentes as integrações com Alexa e Google Assistente, permitindo o controle da TV por meio de comandos de voz, o acesso a chamadas de vídeo pelo Google Duo – inclusive com recurso de seguir o usuário durante a ligação, caso tenha uma webcam inteligente disponível. Acessar a área de trabalho do computador via Samsung DeX também é uma possibilidade, assim como ver arquivos do Pacote Office.

E para 'virar' quadro?

Voltando ao Modo Arte, é no recurso que a TV de fato "se transforma". O usuário que começar a usar o serviço tem até 20 obras disponíveis para exibir na tela, em modo de operação que promete gastar até 70% menos energia que o normal. A prática é interessante para deixar pinturas ou fotos no display ao receber convidados, por exemplo.

Como essa é, basicamente, a principal proposta do aparelho, vale considerar uma "visita" à loja digital de obras de arte da TV. Aqui, é possível navegar por estilos, tons de cor, curadorias, museus e artistas específicos.

Essa exibição pode ser feita com bordas de diferentes cores e texturas, para combinar com a parede ou com a moldura da TV, indo de acordo com o estilo e "mood" do usuário. É possível assinar um plano mensal de R$ 16 – com primeiro mês grátis – ou comprar obras específicas por R$ 66.

Conclusão

A The Frame de 2021 entrega mais novidades em termos de recurso que no design. Apesar disso, o suporte no gap e as opções de moldura, que podem inclusive simular um tom amadeirado, são opções interessantes para "enfeitar" o produto. O que chama atenção de fato é o Modo Arte, que traz diversas opções selecionadas a partir de uma curadoria contratada pela Samsung, além das novas funções como o Multi Tela e a Game Bar.

A tela, por sua vez, é de alta qualidade, como outros painéis QLED. Com a chegada da nova linha Neo QLED e a solução do problema no vazamento de luz em algumas cenas muito escuras, o tipo de tela não aparece mais como o "top de linha" da Samsung. Mas, ainda assim, fica acima de TVs LED tradicionais.

Com isso, é importante ressaltar que a The Frame é a única do mercado com a proposta de funcionar não apenas como TV, mas também como um artigo de decoração para o ambiente, seja na parede ou em um rack – há ainda um suporte que simula um cavalete. As tecnologias envolvidas são bem interessantes e não devem ser desconsideradas na hora de escolher um novo modelo.

Smart TV: qual devo comprar? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

*Nota de transparência: Aliexpress e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.