Usar a câmera de um smartphone como um scanner tridimensional: essa é a proposta do eora 3D. O gadget, que se conecta a celulares Android e iOS via Bluetooth, alia o sensor CMOS da lente dos aparelhos atuais ao seu próprio raio laser. O resultado é scanner 3D barato, preciso e portátil.

Aparelho tipo scanner cria sua própria biblioteca digital

O eora 3D consegue identificar variações de tamanho inferiores a 100 mícrons, equivalente a 0,1 mm. O segredo da precisão está no laser verde, muito mais acurado que o vermelho, normalmente empregado em produtos para o consumidor final.

eora 3D, gadget que transforma smartphone em scanner 3D (Foto: Divulgação/eora 3D)

O laser verde também é mais caro, mas pôde ser usado no projeto pelo trabalho conjunto com os smartphones, permitindo economizar nos custos em câmera e processador.

O dispositivo consegue digitalizar num raio de até 1 metro, lendo objetos de até 1 m². Peças maiores podem ser escaneadas em partes, que são aglutinadas automaticamente pelo app móvel.

eora 3D digitalizando objeto em três dimensões (Foto: Divulgação/eora 3D)

Devido a essa habilidade, o eora não requer uma base rotatória, ao contrário da maioria dos scanners 3D a laser. Ainda assim, os criadores inseriram uma base que gira, pois dessa forma é mais fácil ler objetos pequenos.

Qual é a melhor multifuncional com scanner? Comente no Fórum do TechTudo.

Os aplicativos para Android e iOS são gratuitos e já estão disponíveis na Play Store e na App Store, respectivamente. Há ainda um programa para desktop, também sem custo adicional, para Windows e Mac.

... Divulgação/eora 3D)" height="390" width="695">eora 3D tem app para Android e iOS (Foto: Divulgação/eora 3D)

Quem tiver interesse em comprar uma unidade precisará se apressar. O eora 3D está sendo vendido apenas até 18 de novembro através do Kickstarter - depois disso, não há data certa de quando o produto começará a ser comercializado em larga escala. O pacote mais barato custa AUD$ 229 (cerca de R$ 650), mas é preciso pagar mais AUD$ 25 (R$ 70) para envio ao Brasil.

Via Kickstarter

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.