Quando uma TV desliga sozinha sem nenhum motivo aparente é provável que o problema esteja em algumas peças do sistema interno. Os capacitadores eletrolíticos, as soldas frias, os parafusos frouxos e a placa de circuito impresso podem influenciar no mal funcionamento do aparelho, mas não chegam a obrigar o usuário a comprar um televisor novo. 

Quando devo trocar de TV? Descubra se sua televisão ‘saiu da validade’

Confira tudo sobre os principais problemas que afetam as TVs e como identificá-los. Veja também dicas para resolver. É importante lembrar que alguns componentes precisam de um conhecimento mínimo de eletrônica. 

Modelo de Smart TV da Sony tem tela Full HD de 48 polegadas LED (Foto: Divulgação/Sony) (Foto: Modelo de Smart TV da Sony tem tela Full HD de 48 polegadas LED (Foto: Divulgação/Sony))Veja os motivos para sua TV desligar sozinha e como resolver (Foto: Divulgação/Sony)

Capacitores eletrolíticos

Os capacitores eletrolíticos são pequenas peças, em formato cilíndrico, que têm a função de manter a estabilidade dentro de um circuito elétrico. O capacitor trabalha regulando as variações de energia de sua rede elétrica.

Se a rede elétrica fornece mais energia do que deveria para os componentes eletrônicos, a peça pega o excesso e armazena em seu interior, deixando passar apenas a quantidade correta. Se a rede elétrica fornece menos energia do que o necessário, libera um pouco da energia que tem armazenada dentro de si, para que tudo funcione corretamente e de maneira estável.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Capacitor eletrolítico da Siemens (Foto: Divulgação/Siemens) (Foto: Capacitor eletrolítico da Siemens (Foto: Divulgação/Siemens) )Capacitor eletrolítico dá estabilidade no circuito elétrico da TV (Foto: Divulgação/Siemens)

No entanto, é possível que durante o processo de fabricação alguns capacitores apresentem defeitos que passam despercebidos. Assim, os componentes vão parar na sua TV que, por não ter a estabilidade elétrica necessária, passa a se desligar sozinha de forma esporádica.

A solução para isso é identificar quais os capacitores que estão com problema e, assim, efetuar a troca por um novo. É importante que seja novo e não usado, pois essas peças têm uma vida útil relativamente curta, de no máximo cinco anos.

Soldas frias

As chamadas soldas frias são aqueles pontos onde a solda rompeu, ou seja, quebrou. Isso provoca o mau contato da peça, seja um chip de processamento, um capacitor eletrolítico ou mesmo uma trilha do circuito impresso.

Quanto mais soldas frias o circuito eletrônico da TV tiver, mais problemas, instabilidades e desligamentos repentinos o televisor terá. O mau contato das soldas pode acontecer com praticamente qualquer componente, assim é bom fazer uma inspeção geral.

O ideal é refazer todas as soldas, reforçando mesmo aquelas que estão em bom estado. Assim você garante que todos os componentes de sua TV estão bem encaixados.

Parafusos frouxos

A placa de circuito impresso de sua TV provavelmente é presa ao chassi por meio de vários parafusos, de diferentes tamanhos. Especialmente em modelos da

... k-topico-tip">LG, se estes parafusos estiverem soltos ou afrouxados, a TV pode apresentar mau contato e assim se desligar sozinha. Isso acontece quando mexemos na placa, por exemplo, tentando encaixar um pendrive, um cabo HDMI ou o cabo da antena.
smart tv lg (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)Aparelho da LG pode apresentar mau contato com parafuso frouxo (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)

Embora este problema seja mais comum nas TVs da LG, o impasse pode acontecer em qualquer televisor, independente da marca. Assim, a solução neste caso é abrir a parte traseira de sua televisão e apertar todos os parafusos que estiverem frouxos. É um processo bem simples e que não exige nenhum conhecimento de eletrônica.

Placa de circuito impresso

Pode acontecer também de que a placa de circuito impresso de sua TV tenha queimado por qualquer motivo. Pode ter sido um curto-circuito, uma sobretensão de sua rede elétrica ou mesmo algum líquido que tenha caído sobre a placa.

Nesses casos, infelizmente, não há nada que possa ser feito. Apenas levar em uma assistência técnica para que os profissionais troquem por outra placa do mesmo formato.

Qual é a melhor Smart TV LED para comprar no Brasil? Comente no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.