Dropbox e Google Drive, assim como outros serviços de armazenamento online que oferecem programas para Windows e Mac, são úteis porque são capazes de expandir, de certa maneira, a memória do computador. Mas, se suas contas na nuvem forem maiores que o HD, você pode ter um problema – a não ser que você use Odrive. Veja como tirar proveito da ferramenta e manter todos os seus arquivos acessíveis sem ocupar espaço localmente.

Como criar uma nuvem pessoal: veja dicas para armazenar dados 'em casa'

Migrando arquivos do Google Driver para o Dropbox (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Migrando arquivos do Google Driver para o Dropbox (Foto: Reprodução/André Sugai))Armazene arquivos do Dropbox e Google Drive sem ocupar espaço (Foto: Reprodução/André Sugai)

Apesar de alguns serviços de arquivamento na nuvem já oferecerem sincronização seletiva, odrive funciona de forma diferente. Ao invés de obrigar o usuário a escolher as pastas que quer baixar no momento da instalação, o programa permite que você visualize tudo ao mesmo tempo em forma de atalho. O arquivo em si, só é baixado para a máquina quando for clicado. Confira o passo a passo.

Passo 1. Baixe e instale o Odrive para Windows ou Mac;

Passo 2. Abra a pasta do odrive no Windows Explorer ou Finder e dê um clique duplo na pasta correspondente aos serviços de armazenamento nos quais você já tem uma conta;

Conecte uma de suas contas entre os serviços disponíveis (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Conecte uma de suas contas entre os serviços disponíveis (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Ao ser redirecionado par a página de autenticação, digite seu login e senha, confirmando em seguida que deseja conceder acesso ao odrive;

Insira e-mail e senha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Insira e-mail e senha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Uma janela aparecerá na tela com todos os ícones de arquivos e pastas que você já havia armazenado no serviço. Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta ou arquivo que você deseja utilizar e selecione “Sync folder” no menu do odrive;

Sincronize pastas à escolha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Sincronize pastas à escolha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. O odrive irá baixar somente o que for leve, transferindo arquivos pesados só quando você realmente precisar (tudo o que estiver em lilás não estará no HD). Aguarde alguns segundos para terminar o download do conteúdo;

Espere o término do download da pasta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Espere o término do download da pasta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Assim que a sincronização terminar, a pasta mudará de cor, ficando fácil perceber quais estão baixadas e quais são apenas atalhos. A qualquer momento, você pode tirá-la do computador mantendo o atalho vivo escolhendo “Unsync” no menu contextual.

... o"> Retire o conteúdo do computador sempre que precisar liberar espaço (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Retire o conteúdo do computador sempre que precisar liberar espaço (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto! Agora basta escolher quais pastas você quer manter sincronizada e, ao mesmo tempo, manter o acesso aos outros arquivos tão simples quanto clicar em uma pasta. Dessa forma, é possível ter um controle melhor sobre seus itens armazenados na nuvem sem ocupar HD do computador com coisas inúteis. Vale também experimentar com contas de outros serviços.

Qual é o melhor serviço de compartilhamento? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.