Dropbox e Google Drive, assim como outros serviços de armazenamento online que oferecem programas para Windows e Mac, são úteis porque são capazes de expandir, de certa maneira, a memória do computador. Mas, se suas contas na nuvem forem maiores que o HD, você pode ter um problema – a não ser que você use Odrive. Veja como tirar proveito da ferramenta e manter todos os seus arquivos acessíveis sem ocupar espaço localmente.
Como criar uma nuvem pessoal: veja dicas para armazenar dados 'em casa'
Apesar de alguns serviços de arquivamento na nuvem já oferecerem sincronização seletiva, odrive funciona de forma diferente. Ao invés de obrigar o usuário a escolher as pastas que quer baixar no momento da instalação, o programa permite que você visualize tudo ao mesmo tempo em forma de atalho. O arquivo em si, só é baixado para a máquina quando for clicado. Confira o passo a passo.
Passo 1. Baixe e instale o Odrive para Windows ou Mac;
Passo 2. Abra a pasta do odrive no Windows Explorer ou Finder e dê um clique duplo na pasta correspondente aos serviços de armazenamento nos quais você já tem uma conta;
Passo 3. Ao ser redirecionado par a página de autenticação, digite seu login e senha, confirmando em seguida que deseja conceder acesso ao odrive;
Passo 4. Uma janela aparecerá na tela com todos os ícones de arquivos e pastas que você já havia armazenado no serviço. Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta ou arquivo que você deseja utilizar e selecione “Sync folder” no menu do odrive;
Passo 5. O odrive irá baixar somente o que for leve, transferindo arquivos pesados só quando você realmente precisar (tudo o que estiver em lilás não estará no HD). Aguarde alguns segundos para terminar o download do conteúdo;
Passo 6. Assim que a sincronização terminar, a pasta mudará de cor, ficando fácil perceber quais estão baixadas e quais são apenas atalhos. A qualquer momento, você pode tirá-la do computador mantendo o atalho vivo escolhendo “Unsync” no menu contextual.
Pronto! Agora basta escolher quais pastas você quer manter sincronizada e, ao mesmo tempo, manter o acesso aos outros arquivos tão simples quanto clicar em uma pasta. Dessa forma, é possível ter um controle melhor sobre seus itens armazenados na nuvem sem ocupar HD do computador com coisas inúteis. Vale também experimentar com contas de outros serviços.
Qual é o melhor serviço de compartilhamento? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Saiba como capturar o lendário Magearna no jogo Pokémon Sun e Moon
- Veja como mudar o nome de usu?rio no Facebook pelo celular
- Como instalar a atualiza??o do WhatsApp e deixar o app de ?cara nova??
- GoPro anuncia Hero9 Black com bateria mais potente; veja preço
- Confira a lista que traz os piores videogames de todos os tempos
- Como usar o Ninite para reinstalar todos os programas após formatar o PC
- Google Maps: como criar um atalho para a localização em tempo real do seu amigo
- Huawei Freebuds 3i é bom? Veja ficha técnica e preço do fone Bluetooth
- App Store não conecta? Usuários reclamam que loja do iPhone está fora do ar
- Forza Horizon 2 recebe DLC com Fusca turbinado para rally
- Resumo de livros no celular: saiba como ler ou ouvir com o app Esens
- Apple lança iOS 11.3 beta 5; entenda o que muda no iPhone
- Confira recursos que existem no Xbox One, mas estão fora do PS4
- Facebook, Instagram e Messenger ganham caixa de entrada única
- Como escanear uma foto pelo celular com o Google PhotoScan
- Como embedar calendários e campos no Excel
- CS:GO: cinco vezes em que brasileiros 'humilharam' adversários em torneios
- Super Mario 64: fãs criam remake em alta definição do clássico game
- Jogos da Ubisoft e Red Dead Redemption 2 estão entre ofertas da semana
- Como comprar jogos em reais para PC no GOG