Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

As Smart TVs são cheias de recursos e há diversas atividades que podem ser feitas com o aparelho, como assistir vídeos por streaming ou navegar na Internet. Se isso é bom por um lado, por outro, torna complicado acessar todas as funcionalidades apenas com o controle remoto. No acessório é complicado digitar senhas, navegar, utilizar aplicativos e várias outras tarefas que fogem do simples ato de assistir canais.

Smart TV Samsung com Tizen usa controle do Xbox; veja lista de joysticks

Felizmente, esse tipo de aparelho suporta conectividade sem fio, o que abre espaço para o uso de teclados e mouses com a tecnologia.  A alternativa pode facilitar na hora de buscar o nome de um filme ou digitar sites no navegador da Smart TV. Se você ainda não sabe como instalar esses dispositivos no seu aparelho, veja o passo a passo de como fazer.

SMART TV Samsung com 78 polegadas ocupa espaço mas pode ser vista de perto na sala (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Aprenda a conectar mouse e teclado sem fio na smart tv (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

O procedimento a seguir foi feito utilizando uma Smart TV da Samsung, mas o tutorial é bem parecido com modelos de outras fabricantes. Como cada marca (e, às vezes, modelo) de televisor tem suas próprias interfaces de configuração, se você ficar na dúvida sobre algumas das etapas, consulte o manual do aparelho para ter certeza do que está fazendo. Ciente disso, para instalar teclado ou mouse wireless, faça o seguinte:

Passo 1. Ligue a TV;

Passo 2. Com o controle remoto em mãos, pressione o botão “Menu” ou um que corresponda a essa função;

Ativando o menu da TV no controle remoto (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ativando o menu da TV no controle remoto (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Acesse a opção que contém as configurações de sistema da TV ou equivalente;

Acessando as configurações de sistema da TV (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as configurações de sistema da TV (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Em seguida, procure a opção que fornece o gerenciamento de dispositivos na TV;

Acessando a opção de gerenciamento de dispositivos da TV (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção de gerenciamento de dispositivos da TV (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Entre na opção de configuração do teclado ou mouse sem fio;

Selecionando o tipo de dispositivo a ser configurado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando o tipo de dispositivo a ser configurado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 6. Dentro dessa configuração, acesse o item que permite adicionar um novo dispositivo;

Selecionando a opção de adicionar teclado sem fio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a opção de adicionar teclado sem fio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Ligue o teclado ou mouse sem fio e, se necessário, ative o botão que permite localização dele;

Ligando e ativando a localização do teclado sem fio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ligando e ativando a localização do teclado sem fio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Se o periférico não for localizado pelo recurso de procura de dispositivos sem fio da TV, use a opção de atualização (ou nova busca) para poder tentar achá-lo;

Atualizando a busca por dispositivos sem fio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Atualizando a busca por dispositivos sem fio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 9. Se o dispositivo for localizado, aparecerá na listagem. Quando isso acontecer, use o controle da TV para ir até o nome do dispositivo. Pressione o botão de seleção do controle para selecionar o dispositivo;

Selecionando o dispositivo sem fio localizado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando o dispositivo sem fio localizado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 10. Feito isso, aparecerá a opção de emparelhamento. Pressione novamente o botão de seleção do controle para iniciar o emparelhamento;

Iniciando o emparelhamento do dispositivo sem fio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando o emparelhamento do dispositivo sem fio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 11. Dependendo do dispositivo, pode ser necessário digitar um PIN (caso do teclado) fornecido pela própria TV, para confirmar o emparelhamento.

Instrução para a confirmação do emparelhamento do dispositivo sem fio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Instrução para a confirmação do emparelhamento do dispositivo sem fio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto. Faça o procedimento com o teclado e o mouse, que, em pouco tempo, sua Smart TV já poderá ser usada normalmente com um teclado ou mouse. Com isso, você terá mais agilidade em algumas tarefas que geralmente são mais complicadas com o controle remoto. 

Descubra como instalar teclado ou mouse wireless em uma smart tv (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Descubra como instalar teclado ou mouse wireless em uma smart tv (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Vale a pena investir em uma TV 4K? Comente no Fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.