Para proteger arquivos e dados em um computador com Windows 10, o usuário pode adicionar uma senha pessoal, que contenha números, letras e até movimentos na tela. Assim, toda vez que ligar o PC será necessário digitar o código de login, para ter acesso à área de trabalho. É possível ainda configurar para que a senha seja ativada quando o computador voltar do modo de “suspensão”, quando fechar a tela do notebook ou deixar sem ações por muito tempo. 

Gerenciador de e-mails: cinco programas grátis para Mac OS e Windows

Veja como adicionar senha no PC com Windows 10 até no modo suspensão (Foto: Raissa Delphim/TechTudo)Veja como adicionar senha no PC com Windows 10 até no modo suspensão (Foto: Raissa Delphim/TechTudo)

Acesse as configurações de conta

Passo 1. Clique no Menu Iniciar do Windows e selecione “Configurações”;

Acesse as configurações no Menu Iniciar do Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as configurações no Menu Iniciar do Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Clique em “Contas” na tela que for exibida;

Clique no menu do Contas nas configurações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Clique no menu do Contas nas configurações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Selecione no menu lateral o item “Opções de entrada”.

Clique em opções de entrada no menu lateral (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Clique em opções de entrada no menu lateral (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Adicione uma senha PIN (apenas números)

Passo 1. Agora você poderá adicionar o tipo de senha que preferir. Para começar, o PIN permite registrar um código numérico. Clique em "Adicionar";

Adicione uma senha PIN com números (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione uma senha PIN com números (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Digite o PIN (senha com números) e confirme no segundo campo. Clique em “Ok” para adicionar.

Digite e confirme a senha PIN no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Digite e confirme a senha PIN no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Senha com Imagem

Passo 1. Essa configuração permite adicionar como senha “visual”, com movimentos em sua foto favorita, semelhante ao celular. É ideal para computadores com tela touch. Para começar, selecione “Adicionar” abaixo de “Senha com imagem”;

Adicione uma senha com movimentos na imagem (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione uma senha com movimentos na imagem (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Selecione “Escolher imagem” e

... busque a foto no seu computador, confirmando em “Abrir”;
Selecione a imagem no seu computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione a imagem no seu computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Note que a sua foto será aberta na tela. Confirme no botão “Usar esta imagem”;

Confirme a adição da foto no ajuste pelo Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Confirme a adição da foto no ajuste pelo Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Em seguida faça três movimentos, de sua escolha, na foto. Repita esses mesmos três movimentos na tela para confirmar. Se não tiver display touch, pode ser feito com cliques do mouse. Ao terminar, vai aparecer uma mensagem confirmando a configuração.

Confirme os três movimentos como registro de senha no PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Confirme os três movimentos como registro de senha no PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Altere a senha já salva

Passo 1. Caso você já tenha adicionado uma conta da Microsoft ou senha de acesso no computador, saiba que é possível alterá-la pelas configurações. Para isso, encontre o item “Senha” e clique em “Alterar”;

Altere uma senha já registrada no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Altere uma senha já registrada no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Digite a senha antiga e confirme duas vezes o código novo. O código pessoal personalizado por conter números, letras e caracteres, com um mínimo de 8 itens. Confirme em “Próximo”. Será exibida uma mensagem de êxito no ajuste: clique em “Concluir”.

Adicione a nova senha confirmando no terceiro campo de texto (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione a nova senha confirmando no terceiro campo de texto (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Configure para ativar a senha no modo de suspensão e hibernação

Passo 1. Para exigir senha ao retornar o login do modo hibernação, o usuário pode acessar o ajuste pelo próprio menu de “Contas”. Clique no menu do topo e selecione “Quando o computador sai da hibernação”. As alterações são salvas automaticamente;

Ative o recurso para exigir senha quando o computador voltar da hibernação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ative o recurso para exigir senha quando o computador voltar da hibernação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Para configurar a exigência de senha ao retornar do modo suspensão no computador e ver mais configurações, abra o “Painel de Controle” no computador e clique no item de “Opções de Energia”;

Acesse as opções de energia no Painel de Controle (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as opções de energia no Painel de Controle (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. No menu da lateral esquerda, clique em “Exigir senha ao despertar”;

Selecione o item de senha no menu lateral (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione o item de senha no menu lateral (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Marque a opção “Exigir senha” e confirme em “Salvar alterações”. Dessa forma, toda vez que o computador voltar do modo de suspensão será necessário digitar sua senha pessoal para acessar os arquivos.

Ative o recursos para exigir senha ao retornar do modo suspensão no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ative o recursos para exigir senha ao retornar do modo suspensão no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.