Leve e sem incidência vírus, muitos usuários gostaria de testar o Chrome OS no computador. Há uma forma de experimentar o sistema operacional em nuvem do Google pela máquina virtual, mas a Neverware já permite usar o sistema operacional em conjunto com o Windows no PC, pelo dual-boot. É uma alternativa para quem deseja conhecer a proposta de software online, mas não quer dispensar a plataforma da Microsoft

Sete coisas que você pode fazer offline no Chrome OS

O procedimento não é indicado para usuários amadores, sem experiência com a instalação de sistemas operacionais pelo pendrive bootável. O Chrome OS por dual-boot apresentado nesse tutorial só funciona em PCs com firmware UEFI, ou seja, que não possuem o antigo padrão BIOS.

Saiba usar Chrome OS e Windows no mesmo computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Saiba usar Chrome OS e Windows no mesmo computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Criando o pendrive bootável

Passo 1. Baixe o CloudReady, uma versão baseada no projeto open source do Chrome OS, disponibilizado pela Neverware em 64 bits ou 32 bits;

Passo 2. Baixe o Chromebook Recovery Utility para criar o pendrive bootável – o dispositivo deve ter, no mínimo, 8 GB de espaço livre;

Passo 3. Abra o Chromebook Recovery Utility e inicie a criação do disco de boot em “Get started”;

Comece o processo de criação do pendrive bootável (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Comece o processo de criação do pendrive bootável (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Selecione “Use local image” no menu superior;

Crie o disco usando uma imagem armazenada no computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Crie o disco usando uma imagem armazenada no computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Na próxima tela, selecione o arquivo do CloudReady;

Escolha a imagem do Chrome OS (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Escolha a imagem do Chrome OS (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Insira o pendrive na porta USB do computador e prossiga;

Insira o pendrive de 8 GB ou mais (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Insira o pendrive de 8 GB ou mais (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Finalize a configuração e comece a gravar o Chrome OS no pendrive.

Inicie a gravação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Inicie a gravação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e not

... ícias de tecnologia no Android ou iPhone

Instalando no computador

Passo 1. Insira o pendrive no computador e reinicie para fazer o boot pelo USB. Com o instalador inicializado, clique em “Install CloudReady”;

Inicie a instalação do Chrome OS (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Inicie a instalação do Chrome OS (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Clique em “Install CouldReady” para prosseguir;

Continue para acessar a opcao de dual-boot (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Continue para acessar a opcao de dual-boot (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Em seguida, não deixe de escolher a opção “Install CloudReady Duallboot” para instalar o Chrome OS em conjunto com o Windows no PC;

Inicie a instalação por dual-boot (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Inicie a instalação por dual-boot (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Confirme sua escolha mais uma vez para seguir com a instalação no computador.

Comece o processo de instalação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Comece o processo de instalação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Aguarde a instalação e configure o Chrome OS usando sua conta Google. Ao reiniciar o computador, escolha entre Windows e o sistema em nuvem que equipa originalmente os Chromebooks.

Chromebook Samsung ou Acer: qual a melhor opção? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.