Atualmente, os discos rígidos dos computadores da Apple, MacBooks, ficaram menores. Isso aconteceu devido a adoção dos discos SSDs nos modelos mais recentes. Por isso, a capacidade de armazenamento base de um novo Mac começa com apenas 128 GB. Por esse motivo, o macOS Sierra incluiu um novo conjunto de recursos que procura fazer a otimização do espaço no disco rígido. Ou seja, para otimizar o espaço de armazenamento, o sistema operacional analisa o conteúdo do disco rígido de um usuário e classifica alguns arquivos com “purgável”.
Como formatar uma unidade com o sistema de arquivos APFS no MacOS Sierra
O que é ‘Espaço Purgável’ no MacOS e como usar (Foto: Divulgação/Apple)
O que é o Espaço Purgável? O termo “Purgável” descreve os arquivos que o macOS decidiu que poderiam ser excluídos, se necessário. Isso é semelhante a exclusão de dados feitas em um disco rígido: os dados são marcados como lixo, mas só serão realmente apagados quando o sistema os substituir por uma nova informação no mesmo local onde as antigas se encontram.
Ou seja, os dados purgáveis ainda existem como arquivos reais e são acessíveis, mas o macOS considerou esses arquivos descartáveis. Infelizmente, não é possível ver exatamente quais arquivos o sistema operacional tem marcado como purgável. Você também não pode limpar o espaço purgável a menos que recorra a algum hacking no Terminal.
Entretanto, é possível ter uma ideia geral do que pode ser marcado como purgável e, com isso, ajudar o sistema a melhorar a otimização do espaço em disco rígido.
Entenda o que é 'Espaço Purgável' no MacOS e como usar isso (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Que tipo de arquivos podem ser considerados purgáveis? Dois fatores principais servem para definir se um arquivo é purgável: a data em que foi aberto pela última vez e se o arquivo está disponível no iCloud.
Se o arquivo pode ser baixado sob demanda do iTunes, Fotos ou iCloud, e ele não foi aberto por um tempo, há uma boa chance dele ser marcado como Purgável. Outros arquivos que podem ser considerados são programas de TV e filmes em sua biblioteca do iTunes que já assistiu, dicionários de idiomas estrangeiros e fontes grandes, não latinas e que nunca foram usadas. Melhorar a otimização do espaço em disco O armazenamento otimizado não se restringe apenas ao arquivos purgáveis. O macOS Sierra também oferece recursos para ajudá-lo a gerenciar melhor seu espaço de armazenamento. Infelizmente, as operações de otimização ...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.