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O brasileiro parece estar "desleixado" com os dados pessoais cedidos a aplicativos de dispositivos m?veis. Segundo uma pesquisa da Symantec, a fabricante do antiv?rus Norton, 74% dos usu?rios do pa?s "abrem m?o" da sua privacidade e de informa??es pessoais em troca de entretenimento, como jogos e redes sociais.

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Google Play (Foto: Divulga??o)V?rus para celular preocupa brasileiros, mas eles s?o descuidados, diz estudo (Foto: Divulga??o)

O estudo revelou que os usu?rios brasileiros cedem diversos tipos de informa??es, como por exemplo, sua geolocaliza??o, contatos, fotos, senhas e at? mesmo o pacote de dados do aparelho - o que pode ser muito perigoso, uma vez que estas informa??es podem ser interceptadas por criminosos digitais. Al?m disso, aplicativos falsos e algumas falhas em apps leg?timos podem ser explorados para acessar estes dados.

Por?m, apesar do descuido, os n?meros indicam que os brasileiros est?o preocupados com? golpes e armadilhas digitais. A estat?stica global ? de que 63% est?o atentos ?s amea?as de malwares, j? no Brasil, este n?mero cresce para 89%. O problema ? que ainda assim eles mostram um despreparo na hora de se protegerem.

?Este cen?rio acontece pois, muitos dos usu?rios que mais se preocupam com a privacidade m?vel s?o os que menos tendem a tomar precau??es para se proteger ? tudo em troca de downloads gratuitos de aplicativos?, diz o relat?rio da Symantec.

A pesquisa mostra ainda que 81% dos entrevistados desconhece que aplicativos podem modificar seus favoritos no celular,?75% n?o sabem que permitem o acesso ? c?mera e microfone do smartphone e 38% est?o dispostos a permitir que os aplicativos usem mais a bateria para obter um aplicativo gratuito.

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Outros dados importantes revelam que 45% tem consci?ncia de que est?o cedendo a localiza??o de seu aparelho aos desenvolvedores, mas continuam fazendo isso. Al?m disso,? um em cada cinco consumidores permite que um aplicativo controle o uso do pacote de dados. Ou seja, estat?sticas bem alarmantes.

A Symantec alerta que muitas das amea?as m?veis atuais est?o localizadas em aplicativos para smartphones e tablets. Globalmente, s?o mais de 3 milh?es de aplicativos maliciosos e 8 milh?es que podem expor a privacidade dos dados. "? necess?rio saber que, quando se trata de aplicativos, a palavra ?gr?tis? raramente vem sem um custo. Os dados pessoais se tornam a moeda de troca e como a maioria dos usu?rios n?o sabem das vantagens e desvantagens de privacidade online, acabam por expor suas informa??es?, revela Beto Santos, Diretor de Consumo da Symantec.

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