Tech - O que é blockchain?


O conceito de blockchain (ou cadeia de dados) surgiu em 2008 e representa, basicamente, uma forma de validar uma transação ou registro. Desenvolvido para dar mais segurança às transações digitais, o blockchain é a inovação que está por trás da moeda digital. Apesar de estar ligada às criptomoedas, incluindo o Bitcoin, a Litecoin ou Ethereum, o seu uso começa a diversificar. Já existem projetos utilizando a tecnologia para outros fins como, por exemplo, a validação de documentos.
Minerar bitcoin ficou mais caro com medida contra inflação; entenda Saiba mais sobre o blockchain.
Outras criptomoedas como o Monero e o Ethereum também usam blockchain (Foto: Foto: Divulgação/FISL)
Como funciona? Ao mesmo tempo que a tecnologia por trás do blockchain é complexa, o seu conceito é bastante simples. As informações são armazenadas em blocos de dados. Cada bloco contém uma espécie de assinatura digital chamada de hash, que funciona como uma impressão biométrica. O hash é a garantia criptográfica que as informações desse bloco de dados não foram violadas. Quando um novo bloco é criado, além de ter uma hash própria, ele carrega a hash do bloco anterior. Daí o nome blockchain ou corrente de blocos. Essa é uma forma que, além de tornar as transaç...

>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.