Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Os contatos do Android podem sumir por diversos motivos: como resultado de uma ação acidental do usuário ou até mesmo após a atualização do sistema. Felizmente, na maioria das vezes, é simples desfazer as alterações e recuperar sua agenda. O sistema sincroniza os números de seus contatos na nuvem, na sua conta Google. Por lá, eles podem ser recuperados até 30 dias após a exclusão.

No passo a passo a seguir, saiba como recuperar contatos apagados no site Google Contatos. O tutorial também mostra como verificar se a sincronização de dados do Android está funcionando corretamente. O procedimento foi realizado em um Moto E4, da Motorola.

Aprenda a recuperar os seus contatos no Android (Foto: Helito Bijora/TechTudo)Aprenda a recuperar os seus contatos no Android (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

Aprenda a recuperar os seus contatos no Android (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

Passo 1. Acesse contacts.google.com e faça login na sua conta Google – a mesma usada em seu Android. Se a sua lista de contatos estiver vazia, toque sobre o botão localizado no canto superior esquerdo da tela e, no menu, abra "Mais". Caso os seus contatos sejam carregados, pule para o terceiro passo.

Acesse o site do Google Contatos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acesse o site do Google Contatos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Acesse o site do Google Contatos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Toque em "Desfazer alterações" e escolha a partir de quando você quer desfazer as alterações na sua agenda. Em seguida, toque em "Confirmar".

Recuperando contatos deletados (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Recuperando contatos deletados (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Recuperando contatos deletados (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Agora, é necessário verificar se a sincronização de contatos do Android está ativa e funcionando. Para isso, acesse as configurações do sistema, deslize a tela até a seção "Pessoais" e toque em "Contas".

Acesse as configurações de contas do Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acesse as configurações de contas do Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Acesse as configurações de contas do Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Toque em "Google" e verifique se a opção "Contatos" está selecionada. Observe, também, quando a última sincronização foi realizada.

Ative a sincronização de contatos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Ative a sincronização de contatos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ative a sincronização de contatos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Caso necessário, você pode realizar uma sincronização manual. Para isso, toque sobre o botão de três pontos, localizado no canto superior direito da tela, e vá em "Sincronizar agora". Aguarde até que seus contatos voltem a aparecer na sua agenda.

Realizando sincronização manual (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Realizando sincronização manual (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Realizando sincronização manual (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Contatos não aparecem no WhatsApp? Saiba resolver

Contatos não aparecem no WhatsApp? Saiba resolver

Atualização do Android apagou meus contatos: como recuperar? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.