O Google Chrome faz 10 anos nesta terça-feira (4) e ganhou novidades para comemorar o aniversário - segundo a empresa, esta é a maior atualização de todos os tempos. O navegador do Google recebeu um novo design, feito de acordo com o Material Design, identidade visual adotada nos demais serviços da empresa. A barra de buscas ficou mais inteligente e o papel de parede agora é personalizável sem precisar de extensões.

Outro destaque é o joguinho que aparece quando acaba a conexão com a Internet, que ganhou acessórios especiais para a data. As mudanças serão aplicadas em todas as plataformas, tanto no PC quanto no celular. Confira a seguir as novidades da nova versão do Google Chrome.

... L7.5,11.5 L7.5,13 L8.5,13 L8.5,13.5 L6.5,13.5 L6.5,10.5 L10,10.5 L10,10 C10,9.5 9.6,9 9,9 Z M19,10.5 L19,9 L14.5,9 L14.5,15 L16,15 L16,13 L18,13 L18,11.5 L16,11.5 L16,10.5 L19,10.5 Z" id="Shape" fill-rule="nonzero" mask="url(#mask-2)"> Google Chrome ganha novo visual com Material Design em atualização que comemora seus 10 anos de criação (Foto: Reprodução/Google)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Dino comemorativo

O joguinho Dino, dinossauro que aparece no Chrome quando o usuário está sem conexão com a Internet, ganhou uma versão de aniversário, com direito a chapéu comemorativo e bolo. Para acessá-lo, basta digitar "chrome://dino" (sem aspas) na sua barra de endereço.

Dino ganhou chapéu de aniversário e bolo, em comemoração aos 10 anos do Google Chrome (Foto: Reprodução/Google)

Novo visual

O Google Chrome ganhou formas mais arredondadas, novos ícones e nova paleta de cores. Seguindo o modelo Material Design, o novo layout do navegador tem uma aparência mais simples e objetiva. As guias foram redesenhadas para que os ícones dos sites sejam mais fáceis de ver, facilitando a navegação quando há muitas páginas abertas.

No celular, as mudanças foram projetadas para que a navegação seja mais rápida e funcional. A barra de ferramentas do app para iPhone (iOS) foi relocada para a parte de baixo da tela, facilitando o alcance aos dedos. Os menus e a barra de endereço também foram simplificados.

Senhas e pagamento

Google Chrome permitirá cadastrar cartões de crédito para agilizar pagamentos online (Foto: Reprodução/Google)

O Chrome atualizou o gerenciador de senhas, que agora preenche com mais precisão os passwords, endereços e números de cartão de crédito, para facilitar as tarefas de login e pagamento online. O navegador também aperfeiçoou o método de troca de senhas, com a criação de um gerador de códigos próprios, que dará sugestões de novas senhas seguras. O Chrome poderá salvar a nova senha para que o usuário não esqueça.

Barra de endereço inteligente

Google Chrome mostrará resultados de pesquisa direto na barra de endereço, sem precisar abrir novas abas (Foto: Reprodução/Google)

Chamada de Omnibox, a barra de endereço do Google Chrome também recebeu novas ferramentas. Ao pesquisar um termo, os resultados serão exibidos diretamente na barra, sem precisar abrir uma nova guia. Poderão ser exibidos figuras públicas, eventos esportivos, notícias sobre o clima ou uma tradução de um termo, por exemplo.

Quando você buscar por uma página que já estiver aberta, a Omnibox mostrará um alerta e dará a opção de “Alternar para guia”, poupando tempo do usuário. A nova atualização também permitirá que você pesquise arquivos do seu Google Drive direto na barra de endereços.

Plano de fundo

A nova versão investirá em uma experiência mais pessoal durante o uso do Chrome. O navegador permitirá personalizar o plano de fundo de uma nova aba com a foto que desejar, como a do seu cachorro, por exemplo. O navegador também disponibilizará uma galeria de planos de fundo próprios. Além disso, será possível criar e gerenciar atalhos de seus sites favoritos diretamente em uma nova guia.

Emojis

Os emojis agora podem ser encontrados facilmente pelo Chrome em qualquer plataforma. Basta clicar com o botão direito para ver as carinhas.

Veja como atualizar o Google Chrome pelo computador ou pelo celular Android ou iPhone para acessar todas as novidades.

Favoritos do Chrome sumiram; o o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.