Por Rebeca Letieri, para o TechTudo

07/05/2019 08h00 Atualizado 2019-05-07T11:00:58.698Z


A seção Spotify for Artists, do serviço de streaming de música Spotify, permite que artistas independentes qualificados façam upload de músicas próprias na plataforma. O site fornece dados úteis como ouvintes e royalties, e está em fase de testes para artistas independentes com sede nos Estados Unidos. O Spotify informa que está "testando os recursos com artistas e usando seus comentários para aprimorar essas ferramentas antes de expandir a disponibilidade". Saiba no tutorial a seguir o que é preciso para colocar uma música no Spotify.

A ação de colocar uma música no Spotify é gratuita e o artista recebe todos os royalties sem pagar taxas ou comissões. Para fazer isso, é preciso antes que ele assine um contrato de licenciamento de conteúdo concedendo ao Spotify uma licença mundial não exclusiva para distribuir suas músicas. Ou seja, o artista mantém controle total de direitos e poder de distribuição das próprias músicas em outras plataformas e pode autorizar outras pessoas a usá-las. Além disso, ele também tem o direito de removê-las gratuitamente do Spotify a qualquer momento.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Requisitos técnicos para o arquivo de áudio

Para colocar uma música no Spotify, acesse o Spotify for Artists e pressione o botão de upload verde. Você pode fazer o upload de singles, EPs ou álbuns já com os metadados e capa de álbum corretos. Antes de enviar os dados, o site mostrará uma prévia de como o lançamento será exibido no Spotify para os ouvintes. Tome cuidado para não entregar o mesmo conteúdo ao Spotify duas vezes, para evitar erros nos metadados, estatísticas e royalties.

Alguns requisitos técnicos do Spotify nessa fase são:

  • Arquivos de música devem ser WAV, WAVE ou FLAC (16 ou 24 bits com taxas de amostragem de 44,1 kHz ou superior). Os formatos de arquivo WAV e WAVE devem ser PCM;
  • A arte do álbum deve ser quadrada, pelo menos 1600x1600 px, e no formato PNG (preferido) ou JPEG. Ao adicionar uma imagem, você concorda que tem o direito de usá-la e que ela está sujeita à política e termos de direitos autorais do Spotify;
  • Incluir os nomes dos seus colaboradores, incluindo artistas em destaque e colaboradores não gravadores, como compositores e produtores.

2. Lançamento da música na plataforma

O arquivo de música deve ser submetido à plataforma pelo menos sete dias antes da data de lançamento desejada. O Spotify leva tempo para preparar a música para oportunidades de distribuição como a playlist Radar de Novidades. Caso tenha feito upload da música com antecedência, é possível escolher a data de lançamento à vontade. Todos os lançamentos do Spotify for Artists são globais, portanto a música estará disponível para os ouvintes a partir da meia-noite do horário local do artista, em todos os territórios com acesso ao Spotify.

3. Edição de metadados

O Spotify permite salvar um rascunho do upload e fazer edições até confirmar que todas as informações da música estão corretas para submeter à plataforma. Depois que uma versão for enviada ao Spotify, ainda é possível editar os metadados até uma semana antes do dia de lançamento. Após isso, as edições e solicitações de remoção podem ser realizadas em cerca de dois dias.

4. Diretrizes para fazer upload de músicas para o Spotify

O Spotify não permite o upload de conteúdo que infrinja o

... s direitos autorais. Caso uma música que não respeite as diretrizes seja submetida ao serviço de streaming, o envio pode ser bloqueado. Caso isso ocorra, é necessário entrar em contato com o suporte do Spotify. Mesmo depois de publicado, se for detectada uma violação de direitos autorais de algum conteúdo, ele será removido da plataforma.

5. Pagamento de royalties

O pagamento de royalties de músicas lançadas por meio do Spotify for Artists é feito aos titulares de direitos apropriados por meio de relacionamentos existentes com sociedades de direitos autorais locais e internacionais, sociedades de direitos mecânicos e/ou editores musicais.

O valor não é pago aos compositores do Spotify diretamente, portanto, é importante que o compositor registre seus trabalhos nas sociedades apropriadas. Caso a música tenha sido enviada para o Spotify por meio de um selo ou outro parceiro de distribuição, é preciso entrar em contato com o suporte para saber como ocorre o pagamento devido de royalties.

6. Cálculo e recebimento de royalties

Os royalties são calculados no final de cada mês com base no número de reproduções das músicas, de acordo com o Contrato de Licença de Conteúdo. O Spotify publica ganhos e pagamentos futuros no Spotify for Artists no primeiro semestre do mês seguinte, e o pagamento é recebido na segunda metade desse mês.

É possível acompanhar o histórico de pagamento de royalties e estatísticas de streaming pelo Spotify for Artists. O pagamento ocorre a partir do provedor de serviços de pagamento do Spotify, o Stripe. O artista deve configurar uma conta na plataforma, conectada aos seus dados bancários. O usuário pode editar dados como endereço e conta bancária pelo Stripe a qualquer momento. Já outras informações pessoais, como nome, data de nascimento ou identificação fiscal são editadas apenas entrando em contato com o suporte ao cliente do Spotify.

Por que as músicas do Spotify do celular não tocam no carro? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.