Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Editar o arquivo de hosts do computador pode ser útil para bloquear o acesso a websites sem precisar usar nenhum aplicativo. Além disso, o usuário também pode verificar se o computador foi infectado por algum trojan, cuja tática comum é bloquear o acesso às páginas dos antivírus e redirecionar sites de bancos para armadilhas online. Confira as dicas e aprenda a editar no Windows e no Mac OS.

Saiba quais antivírus continuarão protegendo o velho Windows XP

Notebook HP EliteBook 8 (Foto: Divulgação/HP)Edite arquivos hosts no Windows e no Mac (Foto: Divulgação/HP)

Windows

Passo 1. Pressione as teclas “Windows + R” para abrir o “Executar” e entre com o comando “notepad %windir%\system32\drivers\etc\hosts” (sem as aspas);

Execute o comando para editar o arquivo de hosts (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Execute o comando para editar o arquivo de hosts (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. O arquivo de hosts será aberto no Bloco de Notas.

Para adicionar um site na lista de bloqueio digite o endereço de IP 127.0.0.1, pelo menos um espaço e o endereço do site. Lembre-se de adicionar todas as possibilidades, como www.google.com.br, www.google.com, google.com.br e google.com – use uma linha para cada URL, conforme a imagem;

Adicione os sites que você gostaria de bloquear (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Adicione os sites que você gostaria de bloquear (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Após fazer as alterações desejadas, basta salvar o arquivo. Para isso, acesse o menu “Arquivo” e clique em “Salvar” – ou pressione o atalho “Ctrl + S”;

Salve o arquivo de hosts para bloquear o acesso aos sites (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Salve o arquivo de hosts para bloquear o acesso aos sites (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

OS X

Passo 4. Abra o “Terminal”. Ele pode ser localizado na pasta “Utilitários”, em “Aplicativos”, ou através do Spotlight. Nesse caso, basta clicar sobre a lupa, no canto superior direito da tela, e digitar “terminal” (sem aspas);

Abra o Terminal do Mac OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abra o Terminal do Mac OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. No “Terminal”, entre com o seguinte comando: “sudo nano /private/etc/hosts” (sem aspas). Se for solicitado, digite sua senha de administrador do sistema e pressione Enter;

Entre com o comando e digite a senha de administrador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Entre com o comando e digite a senha de administrador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. O arquivo de hosts será aberto no próprio Terminal. Use as teclas direcionais para posicionar o cursor do mouse na última linha e adicione o site que você deseja bloquear. Confira o segundo passo para saber como bloquear um site;

Editando arquivo de hosts no Mac OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Editando arquivo de hosts no Mac OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Após fazer as alterações desejadas, pressione “Control + o” para salvar o arquivo. Feito isso, basta pressionar Enter para sobrescrever o arquivo original.

Salvando alterações no arquivo de hosts (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Salvando alterações no arquivo de hosts (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Caso encontre alguma referência a sites de antivírus e bancos, pode ser um indício de que o seu computador foi infectado com algum malware. Nesse caso, atualize o seu antivírus e faça uma verificação completa.

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.