O site “www.123fans.xyz” é o novo golpe que circula entre os jogadores de Fortnite. De acordo com a apuração do TechTudo, o portal promete dar códigos de skins de personagens de graça, mas é usado para faturar com a veiculação de propaganda de sistema de afiliados e vender dados das vítimas. No fim, a plataforma não entrega código nenhum. O Battle Royale está disponível para download no PC, Playstation 4 (PS4), Xbox One, Nintendo Switch, e em versão mobile para baixar em celulares Android e iPhone (iOS). O título da Epic Games é um dos mais baixados do mundo.

Para checar a segurança do site, o TechTudo entrou em contato com a ESET, companhia de segurança da informação. De acordo com o especialista da empresa Daniel Barbosa, o site tem conteúdos maliciosos e oferece riscos aos jogadores.

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é o site?

O "www.123fans.xyz" é uma plataforma que supostamente ofereceria códigos de skins de personagens gratuitos no Fortnite. No entanto, ao acessar o site, os usuários se deparam com uma plataforma bem simples e pouquíssimas informações, o que levanta bastante suspeita sobre sua confiabilidade.

Para “conseguir” o código, o “123fans.xyz” solicita que os jogadores preencham o nome de usuário no Fortnite, selecionem a plataforma (console/PC ou Android/iPhone) e cliquem em “Generate”. Após o cumprimento dessas etapas, a plataforma informa que está conferindo as informações e gerando o código. No entanto, o site redireciona para página pouco confiável que exige que os jogadores a acessem pelo smartphone.

É confiável?

De acordo com análise feita por Daniel Barbosa, o “www.123fans.xyz” não é confiável. Foi identificado que a plataforma tem procedimentos de phishing parecidos com aos golpes que são veiculados no WhatsApp. Antes de dar o suposto código de skin no Fortnite, o portal solicita que o jogador acesse pelo telefone, baixe e instale dois aplicativos de jogos: Lords Mobile e Castle Clash. Os indícios apontam que os golpistas faturam com essa propaganda vinculada a essa prática maliciosa por meio de sistema de afiliados.

Outra informação que levanta suspeitas sobre a confiabilidade da página é a não possibilidade de identificar os seus proprietários. O especialista em segurança da ESET Brasil afirma que os proprietários utilizam um serviço de proteção chamado WhoisGuard, que mascara os dados pessoais.

Veja dicas para jogar Fortnite bem:

Como descobrir se um site é confiável?

A oferta de skins de personagens gratuitas chama bastante atenção da comunidade de Fortnite. Por isso, existem vários sites do gênero que são utilizados para dar golpes em jogadores. Outras plataformas também prometem gratuitamente valores exorbitantes de V-Bucks, a moeda digital do jogo. A Epic Games garante que esses sites não são reais e que sua equipe jurídica busca tomar as medidas legais contra essas plataformas.

... div>

Para descobrir se um site é confiável, os jogadores devem verificar a URL do site. Desconfie de sites que são desconhecidos da comunidade ou não são oficiais das desenvolvedoras. Além disso, outra dica bem relevante é manter o sistema operacional e antivírus atualizados. Os jogadores também podem descobrir a confiabilidade de um site por meio da ferramenta “Navegação Segura do Google”, que verifica problemas de segurança em páginas na Internet.

Qual é o melhor jogo de tiro na sua opinião? Comente no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.