Muitos usuários confundem as funções de um modem e roteador, e agora novos modelos com tecnologia 3G e 4G foram adicionados nessa lista. Os dois aparelhos oferecem recursos diferentes para o uso da Internet para computador e no celular. Quer descobrir como funciona e a diferença entre eles? Então confira nossas dicas.
Mito ou verdade? Desvende 'lendas' sobre roteadores e navegue sem medo
Entenda para que serve e como funcionam os roteadores e modens com tecnologia móvel (Foto: Divulgação/Huawei)
Modem x Roteador Para começar, o modem é um receptor direto da Internet contratada, enviando os dados de rede para um dispositivo “base”, no caso seu computador pessoal ou desktop. A versão que você deve conhecer em casa, tradicional, é aquele dispositivo que fica conectado no cabo da Net Virtua, GVT, Velox ou outro plano de Internet pago. O modelo de modem em 3G e 4G pode ser encontrado em lojas de operadora móvel como Vivo, Oi, Claro e mais. A maior parte dos aparelhos têm o formato de um “pen drive”, para plugar na entrada USB do notebook e ficar conectado em qualquer lugar. Dentro desse aparelho fica integrado um chip, como os utilizados nos celulares. A ideia é que o internauta possa navegar na Internet de forma mais simples, com um aparelho portátil.
Modem 3G por dentro, com entrada para chip SIM (Foto: Divulgação/Huawei)
Já o roteador permite conectar vários dispositivos de uma só vez, tanto pela opção cabeada quando pelo Wi-Fi. A diferença do tradicional para a versão 3G ou 4G é que ao invés dele se conect...

>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.