A "palavra" mais popular em 2014 foi um emoji. De acordo com a pesquisa anual da Global Language Monitor (GLM), realizada desde 2000, esta é a primeira vez que um símbolo ocupa o primeiro lugar no ranking de palavras mais populares do ano, considerando o inglês. O ideograma de coração (♥) e suas variações apareceram milhões de vezes por dia em todo o mundo, em diferentes línguas e culturas. 

Top 15 imperdível: notícias, dicas e tutoriais que 'bombaram' no TechTudo em 2014

Emoji de coração foi a 'palavra' mais usada na Internet em 2014 (Foto: Pond5)Emoji de coração foi a 'palavra' mais usada na Internet em 2014 (Foto: Pond5)

Em um ano marcado pelas Eleições presidenciais no Brasil, a epidemia do vírus Ebola e a Copa do Mundo, seria natural que a palavra mais usada no período fosse uma delas. Entretanto, a linguagem dos apps de mensagens para smartphones ganhou o mundo além dele.

Cada vez mais usados nas redes sociais e mensageiros, os emojis passaram a substituir palavras a e acrescentar humor às frases, como explica o presidente e diretor da GLM, Paul JJ Payack. "Cada emoji representa uma emoção, expressão ou estado de espírito, ou uma pessoa, lugar ou coisa", disse. 

Entretanto, a curiosidade da lista vai além: o segundo colocado também foi um símbolo. As famosas hashtags (#)  - entenda o que são e como usá-las - muito usadas no Twitter e no Instagram - apareceram no topo da lista, seguidas pela palavra "vape", que, em inglês, refere-se ao ato de fumar um cigarro eletrônico. Vapers, usuários do vape, estão proibidos de "fumá-los" no interior de lojas e escritórios em Nova York e outras localidades.

Aproveite a viagem: como ficar invisível no Facebook pelo celular? Confira no Fórum do TechTudo.

Para a realização da pesquisa, a Global Language Monitor analisou cerca de 275 mil publicações impressas e eletrônicas, redes sociais e outras fontes de informação. A análise da GLM leva em consideração apenas os falantes em inglês ao redor do mundo (mais de 1,83 bilhão de pessoas atualmente). Para entrar na pesquisa, a "palavra" precisa ter sido mencionada, no mínimo, 25 mil vezes.

Os símbolos universais ganharam destaque. Os emojis, como são conhecidos, ajudam os usuários a se comunicarem, superando a barreira da língua, principalmente nos smartphones.

"O idioma inglês (assim como vários outros) está agora passando por uma transformação notável... seu sistema de escrita, o alfabeto, está ganhando caracteres a uma velocidade incrível. Esses caracteres são ideogramas ou pictogramas chamados de emoji e emoticons. Há cerca de mil caracteres emoji agora oficialmente reconhecidos pelo Unicode Consortium, os guardiões oficiais da codificação que forma a base da Internet", explica Payack.

Veja o Top 7 Emojis mais usados no Twitter durante 24 horas em junho de 2014. Quatorze dos Top 100 foram baseados no emoji do coração (heart ou heart+...). O que já revelava tamanho sucesso.

Top 7 emojis populares no Twitter revela preferência pelo emoji do coração (Foto: Reprodução/LanguageMonitor)Top 7 emojis populares no Twitter revela preferência pelo emoji do coração (Foto: Reprodução/LanguageMonitor)

Além das palavras mais usadas no ano que passou, o relatório anual também trouxe frases e nomes próprios. Aquecimento global, mudança climática e inflação cósmica são algumas das expressões que aparecem na lista. Veja a lista das "palavras" em inglês ma

... is populares dos nomes mais usados no ano.

Palavras mais comuns em comentários, Top 5:

1. Heart ♥ Emoji (Coração) - Top Palavra de 2014.
2. Hashtag - chamada de tralha, cerquilha segue como tag na Internet.
3. Vape - O chamado e-cigarro, Vapers estão proibidos de usá-los indoor em Nova York.
4. Blood Moon - Lua de Sangue - Eclipse total da Lua que ocorreu algumas vezes no ano.
5. Nano - Do grego para anão, pequeno; usado sobre assuntos para tecnologia nano.

Nomes mais comuns em comentários, Top 5:

1. Ebola
2. Pope Francis (Papa Francisco)
3. World War One (Primeira Guerra Mundial, o tema ressurgiu de forma acadêmica).
4. Médecins Sans Frontières (Médicos Sem Fronteiras)
5. MH370 — Voo do Malaysia Airlines que desapareceu em 8 de março de 2014.

Via Global Language Monitor

*Colaborou Melissa Cruz



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.