Atualizar drivers do Windows é uma tarefa que pode dar trabalho se for realizada manualmente. Para resolver o problema, programas como Driver Booster e Driver Easy podem ajudar no processo, rastreando os controladores presentes no computador em busca de um software antigo. Os programas sugerem uma lista de drivers que podem ser atualizados com um clique, poupando tempo e ajudando a deixar o PC com máxima performance. Mas, qual é o melhor?

Como usar o Driver Booster e manter seu PC sempre atualizado com drivers

Confira o comparativo, veja as versões gratuitas lado a lado e descubra qual é o melhor nos quesitos design, desempenho, consumo de recursos e fornecimento de ferramentas extras.

Driver Booster x Driver Easy (Foto: Arte/TechTudo)

Design: Driver Booster

A IObit é famosa pelo empenho em deixar seus programas com um design atrativo. Com o Driver Booster não é diferente. Com animações e otimização para telas de alta resolução, o app é agradável de olhar e organiza bem as informações, o que acaba facilitando o uso por quem não está acostumado com rastreadores de drivers. O software ainda permite personalizar a interface, optando por fundos branco, azul e preto, ou até com uma imagem escolhida pelo usuário.

Driver Booster tem design mais agradável (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Já o Driver Easy tem um design datado, que dá a impressão de não ter sido atualizado desde o início dos anos 2000. A aparência se reflete na facilidade de uso, pois desestimula o usuário a explorar as funcionalidades.

Uso de memória: Driver Booster

Driver Booster consome menos RAM (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Driver Easy ocupa menos espaço no disco, pois pesa somente 8,25 MB contra 47,1 MB do Driver Booster. Porém, o software da IObit é muito mais eficiente no consumo de memória RAM. Em estado de repouso, o app ocupa menos de 10 MB e não chega a 30 MB em pleno funcionamento. Por outro lado, o Driver Easy permanece na casa dos 55 MB de RAM estando ou não em atividade.

Obtenção de drivers: Driver Booster

Driver Booster é mais eficiente na busca de drivers (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Driver Booster também ganha ao exercer melhor a principal função a que se destina: encontrar atualizações de drivers para o PC. O programa oferece mais informações sobre os drivers instalados, permitindo desinstalar ou reverter para outras versões, além de exibir uma lista maior de controladores desatualizados.

Em testes, o Driver Easy forneceu uma lista com a metade de drivers desatualizados, mostrando que seu conc

... orrente pode ser mais eficiente na hora de avaliar a integridade de um driver já instalado.

Recursos extras: Driver Easy

Driver Easy oferece painel de dados sobre o PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A grande vantagem do Driver Easy está em suas ferramentas extras. Além de encontrar drivers, o programa também permite fazer backup dos drivers e obter informações sobre o hardware do computador, como fabricante da placa mãe e quantidade de RAM e espaço em disco, entre outros dados. O Driver Booster se limita à atualização de drivers.

Conclusão: Driver Booster

O Driver Booster é mais bonito e mais eficiente na busca de drivers atualizados e ainda consome menos RAM, tornando-o a melhor escolha entre os programas de download automático de drivers. O Driver Easy não chega a ser ineficiente, mas perde nos principais quesitos para o concorrente e suas funções extras não fazem o download vale a pena. Na verdade, se o usuário quiser saber informações sobre o PC, é mais indicado obter um programa diferente para isso, como o AIDA64.

Como melhorar o desempenho do computador? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.