A Xbox Live é a plataforma online dos consoles da Microsoft, Xbox One e Xbox 360. Com suporte a partidas multiplayer, grupos de jogadores com chat, download de jogos e apps e serviços de streaming de conteúdo, a rede é a alma dos aparelhos. Infelizmente, problemas com a internet podem criar dificuldades para os usuários da rede, como quedas e lentidão.

Saiba tudo sobre Quantum Break, novo game para Xbox One e PC

Algumas técnicas e cuidados são capazes de resolver completamente o problema e garantir o máximo desempenho da Xbox Live nos consoles. Isso inclui uso de redes cabeadas, uso moderado de outros aplicativos e outras configurações. Confira as dicas para evitar problemas com a Live no Xbox One.

Confira dicas para evitar quedas e lentidão na Xbox Live (Foto: Reprodução/Matheus Vasconcellos)

Evite conexões wireless

Conectar o seu Xbox One à Live por uma rede sem fios pode ser uma alternativa prática, mas nem sempre essa é a opção que vai garantir o melhor desempenho para jogar online. Dependendo da distância entre o console e o modem, podem ocorrer perdas de sinal e até mesmo interferências.

Sempre que tiver a opção, escolha fazer a ligação por um cabo de rede. Isso garantirá que o console use todo o potencial da internet para a Xbox Live e evitará sustos como travamentos ou desconexões.

Controle o uso da internet

Evite apps que consomem a banda da Xbox Live (Foto: Reprodução/Matheus Vasconcellos)

Ao jogar no Xbox One, é uma boa ideia pegar leve no uso da sua rede em outros dispositivos, como computadores, smartphones, tablets e até mesmo outros consoles. Como esses aparelhos também consomem a banda, não é raro que isso afete o desempenho da Live.

Evite download de arquivos pesados por torrent, streaming de vídeo e música de serviços como Netflix, Spotify e YouTube e outras atividades que exigem muito da sua conexão. Assim o Xbox não precisará “competir” com esses apps.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Libere o NAT no seu Xbox

Libere o NAT da Xbox Live (Foto: Reprodução/Matheus Vasconcellos)

Considerado um dos vilões do bom desempenho da Xbox Live, o NAT moderado ou restrito é uma incompatibilidade de rede que limita o acesso dos jogadores aos modos multiplayer dos games do console. Felizmente, existem ferramentas para corrigir o problema. Leia o guia completo de como liberar o NAT no Xbox One.

Pause downloads em andamento

... FtxUZwoo-SFZk=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/08/22/down.png" width="695">Evite downloads enquanto joga na Xbox Live (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Diferentemente de seu antecessor, Xbox 360, o One é capaz de fazer downloads e rodar partidas multiplayer simultaneamente. O problema é que a função exige muito da conexão, o que pode causar quedas e travamentos caso a internet não seja rápida e consistente o bastante.

Para evitar lentidão durante as suas partidas, opte por pausar downloads de jogos e atualizações enquanto estiver jogando. É só ir até o menu “Meus jogos e Apps” e clicar na transferência ativa.

Cheque o status da Xbox Live

Fique de olho no status da Xbox Live (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Apesar de ser famosa pela estabilidade e raros problemas, a Xbox Live também enfrenta algumas dificuldades.

Para informar sobre eventuais problemas, a empresa disponibiliza uma série de canais e funções para checar o status da rede. Confira o guia para saber se a Live está fora do ar ou em manutenção.

Faça um power cycling no Xbox One

Faça um power cycling antes de se conectar na Xbox Live (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Alguns bugs podem prejudicar a velocidade das transferências com a rede ou até fazer com que o Xbox One perca completamente a conexão com a internet. Isso pode ser causado por alterações na sua rede e incompatibilidade com o seu IP.

Nesses casos, a melhor opção é fazer um power cycling no aparelho. Essa é uma técnica que desliga o Xbox One por completo e “limpa” o console. Para usar, basta segurar o botão de desligar até que o One desligue completamente. Aguarde alguns segundos e então ligue-o novamente.

Resete o seu modem/roteador

A mais clássica técnica para “recuperar” sua conexão com a internet também pode ajudar a salvar o seu Xbox One de problemas de rede. Em caso de lentidão e quedas, desligue o console, reinicie o seu modem e então ligue o aparelho outra vez, quando a internet já estiver reestabelecida.

Quem tem os melhores exclusivos: Xbox One ou PS4? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.