O WhatsApp lançou algumas ferramentas aguardadas e outras polêmicas no mês de novembro. Entre as mais desejadas estão o backup ilimitado das conversas recentes do app no Google Drive para celulares Android, o lançamento da versão Beta do mensageiro para os usuários do iPhone (iOS) e o compartilhamento de figurinhas com os amigos no chat. Já as controversas ficaram por conta da exclusão de mensagens e mídias antigas com mais de um ano em aparelhos Android, além do mensageiro ter ficado temporariamente indisponível para alguns usuários durante a tarde do dia 1º de novembro.

As dicas sobre a plataforma também ganharam destaque durante o mês. Por exemplo, um truque que permite visualizar os Status sem ser identificado, e que vale para qualquer tipo de post temporário — texto, foto, vídeo ou GIF. Outra novidade foi a versão Beta para iPhone permitir o acesso a vídeos pela tela de bloqueio ou na central de notificações do aparelho, sem a necessidade de abrir a conversa e ativar o símbolo de "visualizado" na mensagem.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Visualizar Status do WhatsApp sem ser visto

Semelhante ao Instagram Stories, o Status do WhatsApp é um recurso que permite postar textos, fotos, vídeos e GIFs que somem em 24 horas. Além disso, a ferramenta identifica os perfis que visualizaram a sua postagem. Para acessar os posts temporários sem ser visto, há um passo a passo simples para smartphones iPhone e Android. Vale destacar que o truque também desativa o duplo tique azul e, com isso, o usuário não saberá quando as suas mensagens foram lidas.

2. Backup ilimitado no Android

O WhatsApp passou a liberar espaço ilimitado para backups no Android. Com a novidade, o armazenamento deixa de ser feito no Google Drive, que tem 15 GB grátis. Além disso, somente os arquivos com menos de um ano são armazenados, ou seja, os mais antigos são apagados automaticamente. O recurso está disponível para quem possua uma conta ativa no Google, além de ter instalado o Google Play Services no Android, que precisa estar atualizado para a versão 2.3.4 ou posterior. Já para os usuários do iPhone, o backup continua sendo feito no iCloud Drive, com capacidade de 15 GB grátis.

3. Apps de figurinhas para WhatsApp

O WhatsApp ganhou recentemente o recurso de compartilhar figurinhas no próprio mensageiro. Há diversas opções de adesivos: memes, desenhos, personagens famosos, ilustrações, entre outros. Lista reúne sete pacotes de figurinhas gratuitos para usar nas conversas do WhatsApp. Entre eles estão o Telegram, Meme Sticker Pack e WAStickerApps. O recurso está presente para smartphones Android e iPhone.

4. Assistir a vídeos pela notificação

O WhatsApp na versão Beta para iPhone permite assistir a vídeos recebidos nas notificações do celular, seja na tela de bloqueio ou na central de notificações. Com isso, o usuário evita abrir a conversa para visualizar o vídeo e, com isso, ser "dedurado" pelo tique azul do mensageiro. Há uma forma simples de usar o recurso: expandir a notificação e tocar no botão de play para ver o vídeo. O recurso está disponível para iOS 10 ou superior e o funcionamento é ainda melhor em aparelhos com 3D Touch.

5. Conversas antigas apagadas do Android

As conversas do WhatsApp com mais de um ano passaram a ser apagadas automaticamente do Google Drive. O backup mais recente será preservado e será oferecido espaço ilimitado na nuvem para as cópias no Drive. O recurso está disponível apenas para Android. O sistema do iPhone não sofreu alterações e os usuários dos aparelhos continuam a utilizar o iCloud Drive para armazenar seus arquivos.

6. Prazo para faze

... r backup no Android

Os usuários do Android tiveram antes do dia 12 de novembro para fazer uma nova cópia de segurança das mensagens antigas do WhatsApp no Google Drive. Após essa data, o app começou a apagar arquivos — sejam mensagens, fotos ou vídeos — com mais de um ano automaticamente. Além disso, o mensageiro passa a oferecer espaço infinito no Drive. O backup não afetará o espaço de armazenamento do Drive, que tem 15 GB grátis e 30 TB na versão paga.

7. WhatsApp temporariamente indisponível

O WhatsApp ficou temporariamente indisponível para cadastro em um novo smartphone durante a tarde do dia 1º de novembro. Ao instalar o WhatsApp em um novo celular, o app deixou de enviar o SMS para validar a conta e, com isso, confirmar o número do aparelho. No lugar do código, apareceu o aviso na tela: "Temporariamente indisponível. Tente novamente em 5 minutos". O problema foi relatado no DownDetector, site que monitora o funcionamento de serviços online, e também no Twitter. De acordo com a página, o bug afetou usuários no Brasil, México e parte da Europa.

8. Versão Beta do WhatsApp chega ao iPhone

O WhatsApp Beta foi liberado recentemente para iPhone (iOS). O Android já possuía o programa de testes há mais de dois anos. Na versão Beta, o usuário pode usar novos recursos antes mesmo de serem lançados e, assim, tem acesso a funções que só passam a incorporar a versão oficial tempos depois. Em contrapartida, a plataforma pode apresentar instabilidade e bugs nas ferramentas, o que pode prejudicar a experiência do usuário.

9. Dicas para usar figurinhas no WhatsApp

O WhatsApp liberou as figurinhas no chat para smartphones Android e iPhone. É possível adicionar stickers dos amigos, favoritar adesivos para achá-los mais facilmente, criar seus próprios ícones com fotos próprias ou de amigos por meio de apps de terceiros — Sticker Studio e WSTicK, por exemplo —, além de diversas outras dicas e truques para aproveitar o novo recurso. A ferramenta já estava disponível nos concorrentes Telegram e Messenger.

10. Lista de transmissão no WhatsApp para iPhone

A lista de transmissão no WhatsApp permite enviar mensagens para diversos contatos de uma só vez em smartphone com iPhone. O usuário pode criar uma lista com até 256 pessoas para enviar texto, fotos, vídeos e áudio. Vale destacar que cada contato recebe a mensagem de forma privada e individual. A ideia é otimizar o tempo do usuário ao enviar um assunto em comum, por exemplo, um convite de aniversário.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.