Quando achamos que já conhecemos tudo acerca do malware para Android eis que surge sempre algo de novo. É que o nossos piores pesadelos podem ter-se tornado realidade. O conhecido site ZDNet revelou que há uma nova ameaça para Android que tem a capacidade de se reinstalar tornando praticamente impossível a remoção. Conhecido como xHelper, o malware foi visto pela primeira vez em Março. Cinco meses depois já tinha infectado 32 mil smartphones. Este número chegou aos 45 mil este mês. De acordo com a Symantec, 131 novos dispositivos são afetados todos os dias, o que dá cerca de 2400 por mês.

Alerta! Nasceu o malware para Android que nunca morre!

O malware para Android revela anúncios pop-up e notificações que dão grandes lucros a quem está ligado ao seu desenvolvimento. Para além disso também leva utilizadores à Play Store onde as pessoas são convidadas a instalar apps premium que dão grandes comissões aos criminosos. O malware pode ser carregado para um smartphone Android através de redirecionamentos que levam o utilizador para um site que aloja aplicações Android. É nessas apps que entra esta ameaça.

Assim que as aplicações infectadas são instaladas, o xHelper instala-se com um download em separado e remove a aplicação que o instalou. O que é estranho é que mesmo que o utilizador faça um restauro de fábrica, a app volta a aparecer. Isto é um mistério para programadores e para as próprias empresas de segurança que descobriram esta ameaça, a Symantec e o Malwarebytes. Ambas afirmam que o xHelper não mexe com o sistema operativo Android nem com as aplicações de sistema. De facto é algo muito estranho. Mesmo que as pessoas removam o xHelper e até desativem a instalação a partir de fontes desconhecidas, o malware regressa sempre.

Aparentemente há algumas versões de antivírus que conseguem remover esta ameaça, no entanto não se sabe por quanto tempo.


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.