O Spotify é um dos serviços de streaming mais populares do mundo, e estima-se que possua mais de 250 milhões de usuários ativos por mês. Algumas curiosidades sobre o serviço podem chamar atenção, como a estimativa de que cerca de um quarto das mais de 500 milhões de músicas disponíveis na plataforma não tenham sido tocadas nem uma única vez, por exemplo. Ou, ainda, que o app mantenha uma versão exclusiva do Spotify para crianças entre três e 12 anos.

Na lista abaixo, o TechTudo reúne cinco curiosidades sobre a plataforma de streaming. Confira, a seguir, quantos assinantes do plano Premium existem no mundo, em quantos países o serviço está disponível e qual a música mais tocada no Spotify em 2021.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Qual a música mais tocada no Spotify?

A primeira posição de música mais tocada na plataforma varia constantemente. No mês de março de 2021, por exemplo, a canção número um em reproduções no Spotify foi "Peaches" do Justin Bieber, Daniel Ceasar e Giveon, tocada mais de 42,4 milhões de vezes.

O top 5 ainda traz títulos como "Drivers Licence" de Olivia Rodrigo, "Astronaut in The Ocean" de Masked Wolf, "Telepatía" de Kali Uchis e "Hold On", também de Justin Bieber. No entanto, a música com mais streams da história do Spotify é "Shape of You", de Ed Sheeran, que acumula mais de 2,7 bilhões de reproduções no mundo todo desde o lançamento.

Além disso, também vale lembrar que o Spotify costuma disponibilizar as 50 músicas mais ouvidas no mês em playlists próprias. É fácil encontrar listas com o Top 50 no Brasil ou com as mais tocadas na plataforma no mundo, por exemplo. Por aqui, chegou ao topo das paradas recentemente a música "Batom de Cereja", da dupla Israel & Rodolffo. A canção teve as audições potencializadas pela participação de Rodolffo no BBB 21.

2. As versões iniciais do app teriam usado arquivos de MP3 pirateados

De acordo com o pesquisador sueco Rasmus Fleischer, a versão beta do Spotify teria usado arquivos de MP3 sem licença, logo no início do desenvolvimento da plataforma. Fleischer e mais cinco pesquisadores chegaram a publicar um livro sobre o Spotify em 2018 e, durante uma entrevista em um jornal local, o pesquisador contou um caso curioso envolvendo o app de streaming em 2008.

O pesquisador tinha uma banda na época e, após gravar um álbum com músicas, optou por disponibilizá-las em um site popular de download de torrents. Fleischer, então, conta que ficou surpreso quando o álbum de sua banda apareceu no serviço de streaming. Ele ainda diz ter enviado um e-mail para o Spotify pedindo explicações e, segundo ele, a plataforma se limitou a responder que "durante o período de testes, estamos usando as músicas que encontrarmos".

3. O Spotify tem uma versão para crianças

O Spotify Kids começou a ser liberado em outubro de 2019, e chegou ao Brasil no ano seguinte, em março. A versão para crianças entre três e 12 anos está disponível para Android e iPhone (iOS) e traz a famosa logomarca do app, mas nas cores amarela e roxa. Os conteúdos do Spotify Kids variam entre trilhas sonoras de desenhos animados e filmes da Disney, e também traz músicas e CDs voltados para o público infantil.

A versão kids está disponível para usuários do plano Spotify Premium Família, e também permite que as crianças escolham avatares com personagens coloridos para ilustrarem o seu perfil.

4. 25% das faixas do Spotify nunca foram t

... ocadas

Acredita-se que a plataforma tenha mais de 50 milhões de músicas disponíveis para streaming e mais de 500 mil títulos de podcasts cadastrados. O número de usuários mensais ativos do Spotify no mundo fica em torno de 250 milhões, enquanto o número de assinantes fica próximo de 115 milhões. Além disso, estima-se que mais de 3 bilhões de playlists já foram criadas no Spotify até o início de 2020. Apesar disso, há uma estimativa de que cerca de 25% das músicas do Spotify nunca nem foram ouvidas.

5. O Spotify não está disponível em todo o mundo

Ao contrário do que se acredita, o Spotify não está disponível em todo o mundo e, apesar de ser um app com alcance internacional, o serviço de streaming tem suporte "apenas" em 177 países. Além disso, em 2019, pouco mais de 40% do total de assinantes e mais de 35% dos usuários ativos da plataforma tinham origem na Europa.

Com informações de Spotify (1 e 2), Gizmodo, TorrentFreak, MemeBurn, Tech25s e Statista

Veja também: Quatro funções do Spotify que você precisa conhecer

É possível ganhar dinheiro com uma playlist do Spotify? Saiba mais no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.